Quais os acontecimentos marcaram o contexto histórico do Pré-modernismo?

Perguntado por: holiveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Surgiram vários conflitos sociais, de contestação e reprovação das novas políticas republicanas, como a greve dos operários em São Paulo, a Revolta da Chibata, a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina.

Os principais fatos históricos que influenciaram fortemente o Modernismo foram:

  • Primeira Guerra mundial;
  • Nazismo;
  • Fascismo;
  • Segunda Guerra Mundial;
  • Quebra da bolsa de Nova York em 1929;
  • Política do café com leite;
  • Governo de Getúlio Vargas.

O modernismo é um estilo de época surgido no início do século XX, em um contexto de tensão política entre as grandes potências europeias, o que levou a duas guerras mundiais. Nesse período, ocorreram também descobertas e inovações tecnocientíficas que passaram a caracterizar a vida moderna.

Contexto histórico do Modernismo
O Modernismo surgiu no período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a Segunda (1939 - 1945). A sua origem se situa, portanto, numa época atravessada por conflitos, revoluções e transformações sociais profundas.

No Pré-Modernismo (1910-1922), o Brasil vivia um momento de agitação política. Dentre as revoltas que ocorreram nesse período, podemos citar a Revolta da Chibata, a qual foi organizada pela Marinha brasileira e teve início no dia 22 de novembro de 1910.

Publicou Os Sertões: Campanha de Canudos, em 1902, a qual é dividida em três partes: A Terra, o Homem, A Luta. Essa obra regionalista retrata a vida do sertanejo. Publicou também a Guerra de Canudos (1896-1897) no interior da Bahia. Saiba mais sobre o texto: Os Sertões de Euclides da Cunha.

Resposta. O acontecimento que marca o contexto histórico do pré-modernismo é a revolta da chibata, o que é mostrado na alternativa D. ...

Contexto histórico do modernismo no Brasil
No país, o movimento modernista surgiu na segunda fase da República velha (1889-1930), chamada de República das Oligarquias ou República do café com leite. Nesse contexto, o poder era revezado entre paulistas e mineiros, e dominado por aristocratas fazendeiros.

Contexto histórico da primeira fase modernista
Esse contexto esteve marcada pelas oligarquias cafeeiras (São Paulo) e as oligarquias do leite (Minas Gerais). Nesse momento, as oligarquias dominavam a cena política se alternado no poder e impedindo a eleição de indivíduos de outros estados.

Características do modernismo
Temáticas voltadas ao nacionalismo, mas sem a idealização do romantismo. Valorização de temáticas ligadas ao cotidiano do homem urbano. Revisitação crítica do passado do país e da cultura. Predominância do humor, da ironia, da irreverência.

- Valorização da subjetividade; - Inovação de formal; - Reprodução estética da realidade da época; - Reposta à desintegração social causada pelo cenário de guerra.

Resposta: O pré modernismo é uma fase de transição pois ele passa pelo simbolismo e o modernismo, sendo denominado como saudosismo. Passo a passo: Ele utilizava como recurso elementos da literatura para dialogar com a sociedade que estava em período de evolução, cultivando os valores de renovação social.

Pré-modernismo

  • Nordeste: fenômeno do cangaço, fanatismo religioso centrado na figura do padre Cícero, Guerra de Canudos;
  • Rio de Janeiro: revolta contra a vacina obrigatória contra a febre amarela e Revolta da Chibata;
  • São Paulo: greves operárias; e.
  • Sul: Guerra do Contestado.

Após a primeira Semana da Arte Moderna, teve início a primeira fase modernista, que começou em 1922 e foi até 1930. O Brasil vivia os últimos anos da República Velha e a economia mundial entrou em crise por causa da queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DO PRÉ-MODERNISMO

  • EUCLIDES DA CUNHA – OS SERTÕES.
  • LIMA BARRETO – TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.
  • MONTEIRO LOBATO – URUPÊS / CIDADES MORTAS.
  • AUGUSTO DOS ANJOS – EU.

O pré-modernismo foi um período de transição entre o simbolismo e o modernismo. Apresenta traços parnasianos, simbolistas, naturalistas e preanuncia o modernismo. Euclides da Cunha, Graça Aranha, Lima Barreto, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos são os principais autores pré-modernistas.

O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...

Principais Características do Pré-Modernismo
A linguagem usada era simples, considerada coloquial. Rompimento com o passado e com a linguagem parnasiana. Apresentação da realidade brasileira, descrição social. Regionalismo e Nacionalismo.

O Pré-Modernismo brasileiro situa-se no contexto histórico da consolidação da República. A expectativa de um novo Brasil, mais justo e moderno, com o advento do regime republicano foi frustrada.