Quais os 9 dons na Bíblia?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

O maior dom de todos é o amor. A Bíblia diz que Deus é amor e que, sem amor, nada somos.

Esclareça que os frutos do Espírito estão à disposição de todas as pessoas que vivem o evangelho de Jesus Cristo. Mas cada um de nós também recebeu dons específicos do Espírito, que consistem em aptidões especiais que podemos desenvolver seguindo a Jesus.

Gratidão por Jesus Cristo
Graças a Sua Expiação, poderemos ressuscitar depois que morrermos.

(Ver D&C 46:8–12.) As escrituras falam de muitos dons do Espírito. A capacidade de acreditar nas palavras daqueles que testificam de Jesus Cristo. (Ver D&C 46:14.)

DEFINIÇÃO: Segundo a Bíblia, dom de língua é a capacidade de falar outra língua conhecida, com o objetivo de anunciar as Boas Novas da salvação em Cristo ao mundo. Mateus 28:19,20 diz que devemos “ensinar as pessoas a guardarem todas as coisas”.

Surpreenda-se ao saber que Deus, ao criar o homem e a mulher, cumulou-os com três graus de dons: os Dons Naturais, Dons Sobrenaturais e os Dons Preternaturais.

Amor se traduz por afeição, caridade, compaixão, benevolência, benefício concedido, boa-vontade.

438) o dom pode ser considerado como “qualquer habilidade que é concedida pelo Espírito Santo e usada em qualquer ministério na igreja”. A partir destas definições pode se entender que os dons tanto se relacionam com capacidades espirituais quanto com milagres como profecias, milagres de cura e etc.

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:19-23). O texto acima foi escrito pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Gálatas.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Quando se fala que alguém tem um dom, quer dizer que a pessoa nasceu com uma habilidade incrível.

“A intimidade física entre marido e mulher é bela e sagrada. Ela é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor entre marido e mulher. Deus ordenou-nos que a intimidade sexual seja reservada para o casamento” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p.

18 Fugi da fornicação. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso acorpo é o btemplo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

1. Um talento é um resultado de genética e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo. 2. Qualquer pessoa, cristã ou não, pode possuir um certo talento enquanto que apenas os cristãos possuem dons espirituais.

A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.

Não há amparo bíblico suficiente para dizermos que as línguas são a única evidência de que uma pessoa foi batizada com o Espírito.

Aprender a receber revelação é trabalhoso
Na verdade, receber revelação requer trabalho. A oração é necessária, mas nem sempre suficiente por si só, disse Élder Renlund, mencionando o jejum e a paciência como esforços adicionais para se receber revelação.

Só o Senhor entende essa oração e, em geral, ela não é interpretada. Já o falar em línguas é uma mensagem para as pessoas que estão reunidas em oração, e só tem finalidade se dela resultar uma interpretação. Por isso, quem fala em línguas, peça, na oração, o dom de interpretação, diz São Paulo (1 Cor 14,13).

São eles: 1º) a inteligência para a verdade; 2º) a vontade para o bem; 3º) a liberdade para o amor.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.