Quais os 7 pilares da qualidade?

Perguntado por: mcosta7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Os pilares são respectivamente:

  • Eficácia;
  • Eficiência;
  • Efetividade;
  • Otimização;
  • Equidade;
  • Aceitabilidade;
  • Legitimidade.

Os pilares da Qualidade Total são características que uma empresa deve ter para atingir esse elevado grau de competência em todos os seus processos.

Quais os pilares da gestão da qualidade?

  • foco no consumidor;
  • liderança;
  • gerenciamento de relacionamentos;
  • melhoria contínua;
  • envolvimento da equipe;
  • gerenciamento de processos;
  • abordagem sistêmica;
  • relacionamento positivo.

Os 7 (sete) princípios da qualidade garantem que as organizações estejam preparadas para criar continuamemente valor para suas partes interessadas. Com esses sete elementos fundamentais como base sólida, a implementação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade será muito mais simples.

Os 5 pilares da qualidade de vida

  1. Alimentação saudável. Os alimentos são a fonte de energia de que precisamos para realizar nossas atividades diárias e abastecer a demanda nutricional exigida por nosso corpo. ...
  2. Relações sociais. ...
  3. Equilíbrio mental. ...
  4. Exercícios físicos. ...
  5. Qualidade de sono.

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual

  • Bem estar físico. O bem estar físico vai muito além da ausência de doenças, mas sim, a relação com a disposição, energia e força. ...
  • Bem estar mental. ...
  • Bem estar social. ...
  • Bem estar espiritual.

Os “Gurus da Qualidade

  • Walter Shewhart.
  • William Edwards Deming.
  • Joseph M. Juran.
  • Kaoru Ishikawa.
  • Armand V. Feigenbaum.
  • Philip B. Crosby.

Donabedian defendia que a avaliação da qualidade se sustentava em 3 componentes: estrutura, processo e resultado. Esses três tipos de informação só podem ser utilizados se existir uma relação causal entre eles: a estrutura apoia a execução do processo e o processo é executado para gerar resultado.

Veja quais são eles abaixo.

  1. Satisfação do cliente. Um dos principais objetivos da qualidade total é aumentar a satisfação do cliente. ...
  2. Participação dos colaboradores da empresa. ...
  3. Atenção no processo. ...
  4. Sistema integrado. ...
  5. Abordagem estratégica e sistemática. ...
  6. Melhoria contínua. ...
  7. Tomada de decisões baseadas em fatos. ...
  8. Comunicação.

Princípios da Qualidade Total
Podemos dizer ainda, que a qualidade total é uma opção de reorientação, que possui fundamentação em três aspectos essenciais para qualquer companhia: foco no cliente, envolvimento das pessoas (empoderamento) e a filosofia da melhoria contínua - Kaizen.

O processo de implementação proposto aqui divide-se em quatro etapas: • etapa I: Levantamento de Necessidades; • etapa II: Projeto do Sistema; • etapa III: Implantação; • etapa IV: Auditoria de Certificação; Essas etapas são detalhadas a seguir.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

  • Primeiro Pilar: Estratégia.
  • Segundo Pilar: Processos.
  • Terceiro Pilar: Pessoas.

A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ), garantindo que a empresa atenda consistentemente às expectativas do cliente e às exigências regulamentares.

A sigla ISO vem do inglês que significa International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional para Padronização), e ela é uma fundação voltada para a normatização e padronização, que se originou em 1947, em Genebra, na Suíça.

Objetivos da qualidade – O que são?

  • Demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços conformes;
  • Aumentar a satisfação do cliente.

A Gestão da Qualidade Total (GQT), também conhecida pela sigla em inglês TQM (Total Quality Management), representa o conjunto de iniciativas com foco na eficiência total da empresa, visando a satisfação e superação das necessidades e desejos do público alvo (interno e externo).

A gestão de qualidade é uma das ferramentas estratégicas provenientes de uma soma de processos contínuos e técnicas que assegurem que os processos ou serviços de uma empresa atendam e superem as expectativas do consumidor final.

A garantia da qualidade é realização de uma inspeção, teste ou auditoria dos requisitos de qualidade do produto fabricado e dos resultados de testes e medições de controle de qualidade. O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada, isento de não conformidades.

Já o termo qualidade total tem inserido em seu conceito seis atributos ou dimensões básicas que lhe conferem características de totalidade. Essas seis dimensões são: qualidade intrínseca; custo, atendimento, moral, segurança e ética.