Quais os 6 pilares da Educação Infantil?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 30 de abril de 2023
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São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Montessori (1995) diz que um ambiente de aprendizagem adequado deve ser devidamente preparado para que nele a criança possa expressar e desenvolver seus pontos fortes e fracos através da manifestação das suas características naturais.

Perguntas temáticas. Outra forma de despertar a prática dos quatro pilares da educação é dar aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e motivem o pensamento crítico frente a casos do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos pensar sobre os temas falados.

Conheça 4 metodologias de ensino infantil

  1. Metodologia tradicional. O método tradicional é o que muitas instituições adotam. ...
  2. Metodologia Montessoriana. A educação Montessoriana surgiu na Itália, sendo criada pela médica Maria Montessori. ...
  3. Pedagogia Waldorf. ...
  4. Método construtivista.

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...

  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

Ao arquitetar soluções de tecnologia, se você negligenciar os seis pilares (excelência operacional, segurança, confiabilidade, eficiência de desempenho, otimização de custos e sustentabilidade), poderá ser um desafio criar um sistema que atenda às suas expectativas e exigências.

Fala, escuta, pensamento e imaginação: relação entre atos de fala e escuta e constituição da linguagem e do pensamento humano desde a infância; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: experiências nas quais as crianças trabalhem as quatro competências anteriores e consigam fazer relações entre elas.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Aprender a conhecer
Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Montessori, nesse aspecto, aponta que o lúdico é um recurso auxiliar em diferentes campos de desenvolvimento infantil, dentre os quais podem ser destacados a motricidade, a cognição, a socialização, interação entre pares, raciocínio lógico, entre outros, importantes para o desenvolvimento infantil e para a atuação do ...

Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Segundo pilar: Aprender a fazer
Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho, oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

Método construtivista

Método construtivista: um pioneiro entre as maiores metodologias de ensino na educação infantil. Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”.

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

Os itinerários formativos se organizam a partir de quatro eixos estruturantes. Eles conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação integral.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.