Quais os 6 benefícios incríveis da dança?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os benefícios da dança para a saúde física

  • fortalecer o sistema muscular.
  • melhorar a postura e flexibilidade.
  • diminuir as dores de costas.
  • ajuda a manter o bom o ritmo cardíaco e pressão arterial.
  • manter o cérebro ativo.
  • melhorar a memória.
  • melhorar a capacidade de realizar várias tarefas em simultâneo.
  • aumentar a autoestima.

Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a saúde do sistema cardiovascular. Ajuda a combater a depressão. Eficaz para perder calorias e fortalecer os músculos. Evita o sedentarismo.

A dança é uma forma equilibrada de exercício físico porque é “divertido”, sobretudo, as vantagens dos exercícios de dança são mais flexibilidade, mais força e tensão muscular, mais resistência, equilíbrio e consciência espacial e uma sensação geral de bem-estar.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Além de melhorar o humor e elevar a autoestima, a dança também é capaz de manter a saúde mental e a habilidade cognitiva equilibrada. Isso proporciona mais longevidade e fortalece a memória da pessoa, já que a mente se torna mais ativa quando percebe que o corpo está fazendo uma atividade prazerosa.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

O ritmo é o elemento mais importante da dança porque, além de criar emoção, ajuda a dar forma aos movimentos.

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como entretenimento, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.

“Podemos citar a melhora da qualidade de vida, o aumento da autoestima e da autoconfiança como alguns benefícios. E como a dança é uma forma de expressão das emoções, ela também consegue contribuir para o tratamento de ansiedade, estresse e até depressão”, explica a psicóloga.

A dança contribui efetivamente para a qualidade de vida das pessoas, aumentando o bem - estar psi- cológico e influenciando no bem - estar físico.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.