Quais os 5 tipos que classificam os transtornos mentais?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Saúde e apoio

  • Depressão. A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. ...
  • Transtorno afetivo bipolar. Esse transtorno afeta cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. ...
  • Esquizofrenia e outras psicoses. ...
  • Demência. ...
  • Distúrbios de desenvolvimento, incluindo o autismo.

“Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por uma perturbação clinicamente significativa na cognição, regulação da emoção ou comportamento de um indivíduo, refletindo uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.”

A depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Globalmente, estima-se que 300 milhões de pessoas são afetadas por essa condição.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

Os principais transtornos incluídos neste grupo são: Transtorno Delirante, Transtorno Psicótico Breve, Transtorno Esquizofreniforme, Esquizofrenia, Transtorno Esquizoafetivo, Transtorno Psicótico Induzido por Substância ou Medicamento, Transtorno Psicótico Devido a Outra Condição Médica e Catatonia.

No DSM-5, são apresentados critérios para a divisão dos quadros de demência vascular, doença de Alzheimer, frontotemporal, corpos de Lewy, lesão cerebral traumática, doença de Parkinson, infecção por HIV, doença de Huntington, doenças por príon, por outra condição médica, e múltiplas etiologias.

Critérios de diagnóstico de autismo DSM-5. Déficits persistentes na comunicação social e interação social em vários contextos, conforme manifestado pelo seguinte, atualmente ou pela história (os exemplos são ilustrativos, não exaustivos, consulte o texto):

A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas. Aliás, o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas; cerca de 9,3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.

Não existem mais tipos de esquizofrenia?

  • Esquizofrenia paranóide. Com predomínio de alucinações e delírios.
  • Esquizofrenia desorganizada. Também conhecida como hebefrênica, com predominante pensamento e discurso desconexo.
  • Esquizofrenia catatônica. ...
  • Esquizofrenia residual. ...
  • Esquizofrenia indiferenciada.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

O diagnóstico de um transtorno mental é feito por profissionais especializados em saúde mental: psicólogos, psiquiatras ou psicanalistas. Por meio de uma entrevista e avaliação cognitiva e emocional dos pacientes, esses profissionais costumam chegar ao diagnóstico.

É um processo de gestão do risco clínico que tem por objetivo estabelecer prioridades para o atendimento dos usuários de saúde mental que acessam o sistema de saúde e também definir o recurso assistencial mais adequado a cada caso.

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.

Quais são os sintomas do transtorno de personalidade?

  1. falta de identidade;
  2. dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
  3. falta de respeito com outras pessoas;
  4. falta de empatia com os outros;
  5. atitudes abusivas;
  6. angústia;
  7. tristeza;
  8. solidão.

Em resumo, a principal diferença entre deficiência mental e doença mental é que, na deficiência mental, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem, mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos aumentados ou ...

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho. Do mesmo modo, é necessário o reconhecimento do nexo causal entre desenvolvimento da doença e ambiente de trabalho.

O CID-10 define as descrições clínicas e diretrizes diagnósticas dos transtornos mentais e de comportamento. Este agrupamento compreende uma série de transtornos mentais reunidos tendo em comum uma etiologia demonstrável tal como doença ou lesão cerebral ou outro comprometimento que leva à disfunção cerebral.

Por meio da CID-10, é feita essa padronização no mundo todo, facilitando a troca de informações entre os profissionais da saúde de qualquer lugar.