Quais os 5 tipos de embalagens?

Perguntado por: aconceicao6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Neste tópico, mostremos os diferentes tipos de embalagens, do que elas são compostas, para que são utilizadas e as características pelas quais são conhecidas. Confira.
...
Quais são os principais tipos de embalagens?

  • sacos;
  • caixas de papelão;
  • envelopes;
  • bobinas de papel;
  • fardos.

A embalagem consiste em uma peça responsável por envolver e proteger um produto. Ela pode ter as mais diversas funções e ser feita de materiais como plástico, papel, papelão, vidro, etc. A embalagem é uma das peças mais importantes de um produto.

Embalagens de quinto nível são aquelas usadas em transportes de longa distância, como aqueles que ocorrem entre diferentes países. Um bom exemplo são os containers, que são bastante comuns no transporte de cargas realizado por meio de navios e trens.

A embalagem logística é o componente que serve para proteger o produto e guardá-lo em todas as etapas. No armazenamento, é o elemento que ajuda no manuseio, na movimentação e na estocagem. No transporte, auxilia na diminuição do impacto sobre os itens.

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária

  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo.
  • - Embalagem secundária ou coletiva.
  • - Embalagem terciária.
  • - Padronização das medidas da embalagem.

As embalagens podem ser classificadas em três grupos de acordo com os níveis de periculosidade do produto: Grupo I – Grupo de embalagem altamente perigosos; Grupo II – Grupo de embalagem medianamente perigosos; Grupo III – Grupo de embalagem de produtos com baixa periculosidade.

A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição, comercialização, manuseio e consumo.

Quanto à classificação as embalagens são definidas com relação a sua função, e podem ser cinco as classificações. Sendo assim, marque a opção que retrate um exemplo de ¿Embalagem Terciária¿. Os contêineres no caso de exportações e importações. Um engradado de bebidas ou Pack.

Os plásticos representam a maior participação no valor da produção, correspondente a 39,6% do total, seguido pelo setor de embalagens de papel/cartão/papelão com 31,6%, metálicas com 19,9%, vidro com 4,5%, têxteis para embalagens com 3,0% e madeira com 1,4%.

O alumínio é a opção mais indicada para embalar produtos perecíveis e que podem ser sensíveis à luz, como é o caso de óleos vegetais e do molho de tomate. Além do mais, a sua ampla utilização vai desde as latinhas de refrigerante, sucos industrializados e outras bebidas, até os alimentos em conserva.

Em relação aos materiais de embalagem mais utilizados na logística, podemos citar papel, madeira, plástico, alumínio, isopor, vidro, tetra pak, etc.

A embalagem primária é a embalagem que contém efetivamente o produto; a última linha de defesa entre o produto e o mundo exterior. Alguns exemplos: um pacote de batatas fritas, uma garrafa de vinho, uma lata, o embrulho de uma tablete de chocolate.

Embalagem quaternária: usada para juntar, movimentar e armazenar produtos; Embalagem de quinto nível: utilizada para a distribuição à longa distância, como os contêineres.

Embalagens quaternárias: são desenvolvidas para o transporte internacional, por exemplo, os containers.

As 3 as principais funções de uma embalagem:

  • 1- Proteger o produto.
  • 2- Atrair e fidelizar clientes.
  • 3- Disponibilizar informações técnicas sobre o produto.

Importância da embalagem na vida de um produto
Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem, ela também exerce outros papéis, como: acomodar os produtos adequadamente; fornecer informações a respeito dos itens; gerar apelo para o consumidor.

As embalagens são indispensáveis para um produto. Suas funções vão desde a proteção e cuidados com o produto embalado ao marketing, na intenção de chamar a atenção do cliente e a posterior venda do produto. A embalagem deve trazer segurança ao cliente de que o produto escolhido é bom e que o cliente deve mesmo levá-lo.

Grupos de Embalagem
Grupo de Embalagem I – Substâncias que apresentam alto risco. – Grupo de Embalagem II – Substâncias que apresentam médio risco. – Grupo de Embalagem III – Substâncias que apresentam baixo risco.