Quais os 5 setores do Plano de Metas?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Planejamento de metas ou plano de metas é uma forma de estabelecer e organizar as estratégias de uma organização para que ela atinja seus objetivos empresariais. Ele compreende a primeira etapa da gestão de metas, que é o processo de estruturação e acompanhamento de metas, desde sua criação até os resultados.

Sua gestão foi marcada pelo Plano de Metas, que se traduziu, sobretudo, em crescimento industrial. Entre 1955 e 1961, a produção do setor cresceu 80%, destacando-se as indústrias do aço, mecânicas, elétricas e de comunicações, e de equipamentos de transportes.

Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.

O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados.

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização elaborado pelo presidente Juscelino Kubitschek, na forma de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que daria continuidade ao processo de substituição de importações que vinha se desenrolando nos dois decênios anteriores.

Após o governo de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, JK foi o presidente do Brasil e colocou seu slogan "50 anos em 5" pois quis dizer que, faria de tudo para o Brasil avançar 50 anos de industrialização e inovação (no qual estava atrasado em relação aos outros países) em 5 anos do seu mandato como o presidente da ...

Esse planejamento serve como um monitor de desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores. Por meio do plano de desenvolvimento individual a empresa tenta alinhar os objetivos da companhia com as metas e planos de carreira dos empregados, pensando tanto em curto como a médio e longo prazo.

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Como fazer um plano de metas em 8 passos

  1. Tenha objetivos claros. ...
  2. Crie metas inteligentes. ...
  3. Foque no que é mais importante. ...
  4. Estime custos. ...
  5. Defina prazos, tarefas e métricas. ...
  6. Coloque seu plano em ação em prática. ...
  7. Tenha o apoio da tecnologia. ...
  8. Avalie e revise continuamente.

O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.

Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Por seu plano de governo ter sido centrado no desenvolvimento econômico e social, Juscelino tornou-se reconhecido como o "pai do Brasil moderno".

50 anos em 5

O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira.

Subdividido em setores, o Plano de Metas de Juscelino Kubitschek era marcado por investimentos em estradas, em siderúrgicas, em usinas hidrelétricas, na marinha mercante e pela construção de Brasília e baseava-se em “30 metas”, divididas em: Setores da energia (1 a 5), Setores do transporte (6 a 12), Setores da ...

De Secretaria Especial de Comunicação
A Prefeitura de São Paulo divulga, nesta terça-feira (18), o Relatório de Execução Anual do Programa de Metas 2021-2024 referente ao período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

Foi o poeta Augusto Frederico Schmidt – conselheiro de JK na Presidência da República – quem criou o slogan "Cinquenta anos em cinco", que caracterizou o governo de JK e seu Plano de Metas.

Qual a diferença entre meta e objetivo? De forma prática, objetivos são resultados centrais que se busca alcançar com uma empresa e as metas são estratégias voltadas para chegar até eles, devendo ser traçadas cuidadosamente para alcançá-los, seja a curto ou longo prazo.

Todos nós possuímos planos para o futuro que exigem esforço e principalmente planejamento para sair do papel. As metas e os objetivos fazem parte desse planejamento e devem ser estabelecidos de forma realista e ponderada.

Como mencionado, JK era um desenvolvimentista e acreditava que o desenvolvimento econômico do país passava pelo fortalecimento da indústria nacional. As duas grandes marcas de seu governo foram o Plano de Metas, um programa de desenvolvimento econômico, e a construção da nova capital, Brasília.