Quais os 5 pilares da qualidade do atendimento ao cliente?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Quais são os 5 pilares do atendimento ao cliente?

  • Coloque-se no lugar do consumidor;
  • Comprometa-se com seu cliente;
  • Atenda as necessidades do cliente;
  • Mantenha seus prazos organizados;
  • Supere as expectativas.

Pensando nisso, confira a seguir os cinco pilares da excelência no atendimento ao cliente:

  • Busque atender as necessidades do cliente. É fundamental que você entenda as razões que fizeram o cliente chegar até você. ...
  • Empatia com o consumidor. ...
  • Se comprometa com seu cliente. ...
  • Organize seus prazos. ...
  • Encante seu cliente.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa.

5 habilidades essenciais para o atendimento ao cliente e como desenvolvê-las

  • Habilidade #1 – Empatia.
  • Habilidade #02 – Positividade.
  • Habilidade #3 – Paciência.
  • Habilidade #04 – Comunicação clara.
  • Habilidade #05 – Aprendizado constante.

Leia neste artigo

  • Sete passos de atendimento ao cliente.
  • Pré-contato.
  • Entrevista.
  • Identificação do perfil.
  • Selecionar os imóveis.
  • Realizar a visita.
  • Formalizar a proposta.
  • Assinar o contrato.

O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.

Sucesso do Cliente é o nome dado ao setor responsável por garantir que os clientes de um produto ou serviço obtenham o melhor resultado possível após a compra. Ele é um grande aliado para a satisfação e o encantamento do cliente, e, sobretudo, pela retenção e fidelização.

O ciclo de vida do cliente é a representação das diferentes etapas vividas por um consumidor enquanto se relaciona com uma empresa. Ele é formado por cinco estágios: alcance, aquisição, conversão, retenção e lealdade.

A maioria dos princípios do atendimento ao cliente representam as expectativas dele em relação à postura e aos processos da empresa. Dessa maneira, direcionar as ações pra atender a tais demandas, adotando uma estratégia de customer centric, otimiza desde o desenvolvimento das soluções até a prevenção de problemas.

Principais habilidades de um profissional de atendimento

  • Paciência.
  • Escuta ativa.
  • Boa capacidade de solução de problemas.
  • Comunicação empática.
  • Clareza no repasse de informações.

Como fazer um bom atendimento?

  1. Valorize o seu cliente. Saber valorizar o cliente é um passo importante para fazer um bom atendimento em seu estabelecimento. ...
  2. Saiba ouvir. ...
  3. Treine sua equipe. ...
  4. Invista em tecnologia. ...
  5. Use métricas importantes. ...
  6. Adote a humanização. ...
  7. Utilize diversos canais de comunicação. ...
  8. Capriche no pós-venda.

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas

  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

Ele precisa estar atento para oferecer soluções completas, levando em conta as necessidades do cliente. Se o cliente tem uma dúvida, além de buscar a solução, é fundamental que o atendente tenha proatividade para investigar possíveis problemas e oferecer dicas relativas ao produto/serviço adquirido.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Processos de atendimento ao cliente: 3 etapas para otimizar

  • Tratamento.
  • Conhecimento.
  • Resolução.

Importante ressaltar que é o cliente que determina o valor, e existem bilhões deles – pessoas, negócios, grupos sociais e outras orgnizações. O valor refere-se a fatores como local, tempo, cronograma, adaptação, função, integração, recursos, mercados, demanda e economia.

Também conhecida como NPS, a Net Promoter Score é uma pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram (ou estão tendo) com uma determinada empresa.