Quais os 5 pilares da gestão?

Perguntado por: asantanas . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

A gestão de pessoas se baseia em 5 pilares fundamentais que ajudam a garantir uma atuação mais estratégica na maneira de conduzir e administrar os recursos humanos de uma organização.

Conheça os seis pilares de uma boa liderança

  • Confiança. Um bom gestor deve confiar em sua equipe e também inspirar confiança, sendo acessível e justo. ...
  • Empatia. ...
  • Capacidade de adaptação. ...
  • Comunicação. ...
  • Integridade. ...
  • Capacidade técnica e de gestão.

Estabeleceu 14 princípios básicos, entre eles:autoridade, disciplina, divisão do trabalho, organização e capacidade de execução. Após vários anos de estudo e pesquisa, reuniu sua teoria na obra “Administração Industrial Geral”, publicada em 1916.

Os pilares da gestão do conhecimento
Processos: ferramentas de processamento, auditorias, mapas, avaliação de conhecimento e plano de melhoria ajudam no processo de gestão e permitem que as pessoas obtenham informações de que precisam e quando precisam.

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade.

Pilares do RH
Vamos começar com 3 pilares que devem nortear as diversas operações de RH: transparência, equidade e prestação. Veja por que é essencial aplicar esses alinhamentos.

Quais são os 3 pilares da gestão por resultado? A implementação de uma gestão por resultado não é algo que acontece do dia para a noite. Ela depende, essencialmente, de bons valores cultivados dentro do escritório. Pode-se resumir esses valores em três fatores: transparência, objetividade e engajamento.

Qual o principal objetivo da gestão de pessoas? Podemos falar que a gestão de pessoas busca “humanizar” as empresas de forma com que a organização tenha um contato e uma relação mais envolvida e próxima com seus colaboradores, isto é, fazendo com que fiquem mais motivados, engajados e pertinentes.

O que é a Gestão de Pessoas? A gestão de pessoas é a capacidade de trabalhar bem com o outro. Um professor, por exemplo, precisa ter boa oratória para conseguir extrair o máximo do potencial de seus alunos. O mesmo vale para o técnico de uma modalidade do esporte com atuação coletiva.

Há um conjunto de fatores que contribui para uma boa qualidade de vida do trabalhador. E eles são divididos em quatro pilares: físico, mental, social e financeiro. O setor de Recursos Humanos considera essa base como forma de implementar uma gestão mais humanizada.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

7 atitudes e comportamentos de um líder

  1. Pense de fora para dentro. ...
  2. Tenha visão de longo prazo. ...
  3. Pergunte tudo. ...
  4. Explore e construa fortes vantagens na sua empresa. ...
  5. Crie alinhamento dentro da equipe. ...
  6. Mantenha o foco nos resultados. ...
  7. Prepare-se para fazer correções de curso.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Na visão de Fayol, cada funcionário deve responder a somente um chefe, a fim de evitar confusões e conflitos internos. Dependendo da cultura da organização, esse princípio continua válido para manter a clareza na hierarquia e na avaliação dos colaboradores.

8. Trabalho em equipe. Funcionários com conhecimento e habilidades são cruciais para o processo de evolução da empresa. No entanto, essas características individuais podem ser impulsionadas quando colocadas dentro de um contexto produtivo de trabalho em equipe.

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.