Quais os 5 passos do DMAIC?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como funciona o DMAIC

  • Etapa 1 – Definir. A primeira etapa do DMAIC consiste em definir os pontos que serão trabalhados durante todo o ciclo. ...
  • Etapa 2 – Medir. ...
  • Etapa 3 – Analisar. ...
  • Etapa 4 – Melhorar (Improve) ...
  • Etapa 5 – Controlar.

A sigla DMAIC significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve, em inglês) e Controlar, o que, resumidamente, explicita o que o uso da metodologia desenvolve nos processos.

Algumas ferramentas que você pode utilizar nesta etapa do DMAIC são:

  • Matriz Causa e Efeito.
  • Mapa de Processo.
  • Estatística descritiva.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Matriz Esforço x Impacto.
  • Pareto.
  • Histograma.
  • Boxplot.

Na fase de Melhoria do DMAIC, o documento mais importante a ser elaborado pela equipe é o Plano de Ação.

Primeira etapa: Dmaic – DEFINIR
Antes de mais nada, é preciso conhecer a fundo os indicadores-chave de desempenho da empresa (KPIs). A partir deles e das métricas que lhes são derivadas, será possível definir em quais casos a metodologia Lean Seis Sigma pode ser aplicada.

As 5 etapas do DMAIC

  1. 1- Definir. Qual é o problema? ...
  2. 2- Medir. ...
  3. 3- Analisar. ...
  4. 4- Melhorar. ...
  5. 5- Controlar. ...
  6. Exemplo de DMAIC em revendas de fabricante. ...
  7. Exemplo de DMAIC em empresa de software. ...
  8. Aplique o método DMAIC você também!

A etapa Melhorar do DMAIC permeia as etapas: Plano, Execução e Verificação ao PDCA.

A penúltima fase é a fase do Improve, onde vamos melhorar as nossas mudanças e começar a melhorar o nosso processo. Nesta fase nós iniciamos nossos experimentos. As ferramentas mais importantes a serem trabalhadas são o ciclo PDSA e o planejamento de experimentos, usando experimentos fatoriais.

O PDCA é muito mais simples e mais rápido de ser utilizado que o DMAIC pois envolve menos pessoas, menos áreas e menos ferramentas. O DMAIC possui várias etapas, o que o torna mais investigativo e consequentemente mais demorado.

A técnica dos 5 porquês pode ser utilizada em reuniões de brainstorming, quando surge um problema mais complexo, já que o ponto de vista de diferentes pessoas ajuda a chegar em diferentes respostas para o mesmo ocorrido.

Enquanto, o PDSA consiste na geração de conhecimento organizacional. Já o DMAIC é um ciclo de aprimoramento orientado a dados usado para melhorar, aprimorar e estabilização de processos contendo 5 estágios (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar).

O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

As cinco perguntas são usada na etapa de Plan = Planejar.

PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade de quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Os 5 porquês é um método que consiste em, após definido exatamente o problema, questionar o porquê por cinco vezes, até que se encontre sua verdadeira causa. A técnica dos 5 porquês foi criada pela Toyota na busca pela qualidade plena de seus processos e surgiu em meados da década de 70 no Japão.

Passo a passo: como fazer os 5 porquês

  1. Defina o problema e comunique à equipe. Antes de iniciar é importante ter um líder de equipe para facilitar o processo e manter o time focado. ...
  2. Pergunte o primeiro porquê ...
  3. Pergunte mais quatro vezes por quê ...
  4. Priorize a causa raiz do problema. ...
  5. Monitore a ação corretiva.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta que ajuda as pessoas a identificar possíveis causas para problemas. Em linhas gerais, ele serve para analisar os processos, em diferentes perspectivas, relacionando causas potenciais para um determinado cenário.

O PDCA é composto por 8 passos.

  • Identificação do problema. ...
  • Análise do fenômeno. ...
  • Análise do processo. ...
  • Plano de ação. ...
  • Execução do plano de ação. ...
  • Check dos resultados. ...
  • Análise dos desvios e implantação de ações corretivas. ...
  • Padronização.