Quais os 5 países com mais mortes na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: ltrindade3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos
  • A tabela mostra o número de mortos, na Segunda Guerra Mundial, de alguns países envolvidos no conflito.
  • Países. Número de. mortos durante. a II Guerra. URSS. 17 000 000. Alemanha. 5 500 000. Polônia. 4 000 000. China. 2 200 000. Iugoslávia. 1 600 000. Japão. 1 500 000. França. 535 000. Itália. 450 000. Grã-Bretanha. ...
  • Almanaque Abril, 1999.

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial (1) - Conflito matou milhões de pessoas.

As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

Itália

A atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ocorreu na Itália, a partir do segundo semestre de 1944, travando batalhas em regiões como Monte Castelo.

12º posição

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.

Os norte-americanos lideram isolados o ranking de países mais armados do mundo, com uma proporção de 120,5 armas para cada 100 habitantes. Apesar de ser três vezes mais populosa, a Índia ocupa a segunda colocação, com 71 milhões de armas. Em terceiro aparece a China, com 49,7 milhões.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas.

A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933.

A participação brasileira na guerra deu-se a partir de 1942, com o rompimento das relações diplomáticas com o Eixo e o envio de tropas em junho de 1944. O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados sob sua bandeira para a guerra.

Além da eficiência, o exército assírio é também lembrado pela extrema crueldade. A tortura, o empalamento, a decapitação, as amputações e o esfolamento faziam parte dos procedimentos comuns dos soldados assírios em relação aos seus adversários.

O genocídio nazista contra a população judia do continente foi parte de um conjunto repressivo muito mais amplo e cruel. Entre as grandes vítimas do regime estavam ciganos, cidadãos poloneses, comunistas, homossexuais, prisioneiros soviéticos, testemunhas de Jeová e até mesmo deficientes físicos e mentais.

50.000

O número total de baixas é impreciso, mas, segundo uma estimativa do historiador Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra, cerca de 50.000 soldados brasileiros morreram no conflito.

O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão. Nosso país enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao todo foram registrados 66 ataques da Marinha brasileira a submarinos alemães no Atlântico Sul, que resultaram em danos ou no afundamento de 18 submarinos no litoral brasileiro, dos quais nove - o U-128, U-161, U-164, U-199, U-513, U-590, U-591, U-598 e o U-662 - foram oficialmente registrados pela Marinha Alemã como ...

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Causa: política expansionista e militarista da Alemanha nazista de Hitler. Resultado: vitória dos Aliados. Soldados do Brasil (FEB) na Segunda Guerra Mundial: última participação brasileira em guerras.

Há, entretanto, alguns exemplos de ações típicas que seriam adotadas pelo Brasil, em caso de guerra: restrição do pleno exercício dos direitos de assossiação, imprensa e expressão, a passagem do controle das comunicações nacionais para as Forças Armadas, a impossibilidade da recusa de convocação para a guerra, e, a ...

O Brasil possui pouco mais de 120 aviões de caça e ataque atualmente, desde modelos mais antigos até o mais recente, o F-39 Gripen. A aviação de asas rotativas é formada por helicópteros que atuam em diversos esquadrões.

Em setembro de 2021, a Marinha do Brasil contava com um total de 90 navios.

Russos têm mais de 6 mil ogivas nucleares. País é considerado, em números absolutos, o que mais possui armamentos nucleares. Os Estados Unidos e a Rússia são os países com as maiores forças armadas do mundo. Eles também detêm os maiores arsenais de armas nucleares.