Quais os 5 nomes de Deus?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Abaixo, segue uma lista com os principais nomes encontrados na Bíblia para nos referirmos a Deus:

  • Nome em hebraico: Yhwh-Shammah. ...
  • Nome em hebraico: El Shadai. ...
  • Nome em hebraico: Yhwh-Raah. ...
  • Nome em hebraico: Yhwh-Yireh. ...
  • Nome em hebraico: Yhwh-Tsidkenu. ...
  • Nome em hebraico: Yhwh-Nissi.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Quem é Jesus Cristo? Seu papel é definido em parte por centenas de nomes e títulos dados a Ele por toda a Bíblia Sagrada. Venha conhecer Jesus Cristo por si mesmo e descubra por que Ele é conhecido por esses 50 nomes.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Javé

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

YHWH grafado em páleo-hebraico, em meio do texto grego da Septuaginta em um manuscrito do século I d.C.

Javé é um dos nomes de Deus na bíblia sagrada cristã, assim como Jeová. Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH.

Qual o significado de Yeshua? Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Javé e Jeová são os termos em português, para designar DEUS, em hebraico. Ambos são traduções possíveis para o Tetragrama hebraico YHWH, "Eu sou o que sou". Nos dois casos o significado remete a SENHOR, Deus Criador Eterno, revelado na Bíblia Sagrada.

Boreh. Este nome significa “O Criador” e é um dos nomes ou títulos para se referir a Deus a partir do hebraico.

A tradição cristã conhece o nome Lúcifer como o anjo caído que também é conhecido como Satanás.

Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana. Lucas narra o jovem que ressuscita – o único filho da viúva de Naim.

São pessoas diferentes que, em comum, levam o nome em homenagem ao Filho de Deus. Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.

Theos. Assim como El, theos é a palavra genérica para "deus" e é amplamente usada pelo Novo Testamento para se referir o Senhor.

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.