Quais os 5 elementos mais radioativo do mundo?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Principais Elementos Radioativos

  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

urânio

Dentre os elementos químicos radioativos, destacam-se o urânio (U), o polônio (Po), o rádio (Ra) e o césio (Cs), os quais servirão como objetos de investigação do presente texto. O elemento químico urânio possui número atômico 92 e massa atômica 238,07.

No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios. A maioria desses elementos radioativos naturais está dispersa no solo, associada ao urânio ou ao tório.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.

A radioatividade natural observada nos isótopos radioativos que ocorrem espontaneamente na natureza são formados a partir de três radionuclídeos: urânio-238, urânio-235 e tório-232. Esses elementos iniciam as séries ou famílias radioativas.

Os exemplos mais conhecidos de radiação são: luz visível, radiação infravermelha, micro-ondas e ondas de rádio.

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Classe 7: Emitem espontaneamente radiações e partículas nucleares: Ex: Urânio, Cobalto e Césio.

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.

2 – Chernobyl, Ucrânia
Ao longo dos anos, 6 milhões de pessoas foram afetadas com a radiação do local – o número de mortes ligadas à tragédia pode chegar a 93 mil.

O ultrassom (como se fosse um radar), a ressonância magnética (utiliza ondas de rádio), a tomografia computadorizada (radiação ionizante, onde o equipamento emite radiação). Na medicina nuclear, as cintilografia utiliza radioisótopos.

O césio-137 é um isótopo radioativo do elemento químico césio e é um dos produtos da fissão nuclear de átomos pesados, como o urânio-235, que sofre desintegração emitindo raios gama, partículas beta e elétrons. O elemento químico césio possui um único isótopo natural, o césio-133, e cerca de 39 isótopos radioativos.

Estima-se que pelo menos 100 vezes mais radiação foi liberada em Chernobyl do que nas bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Abadia de Goiás

Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.

urânio

O primeiro elemento químico radioativo a ser descoberto foi o urânio, pelos cientistas Antoine Henri Becquerel (1852-1908), Marie Sklodowska Curie (1867-1934) e Pierre Curie (1859-1906). A descoberta da radioatividade levou-os a ganhar o prêmio Nobel de Física, em 1903.

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).