Quais os 5 desafios no uso da tecnologia digital na sala de aula?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Desigualdades digitais, já que as tecnologias não estão disponíveis para todos da mesma forma; Dificuldade de utilizar soluções tecnológicas (alunos e professores); Mau uso dos dispositivos digitais; Necessidade de investimentos em novos equipamentos e sistemas.

Confira agora 3 desvantagens do uso de tecnologia em sala de aula e como superá-los.

  1. Distração dos alunos. O maior e principal obstáculo imposto pelo uso de tecnologia na sala de aula é o problema da distração dos alunos. ...
  2. Qualidade das informações. ...
  3. Superficialidade de conteúdos.

Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área. “As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo, professor de inglês e coordenador de tecnologia no Colégio Ítalo.

Quais os desafios do uso da tecnologia na educação?

  • Mau uso das ferramentas pelos alunos. ...
  • Falta de conhecimento dos professores sobre tecnologia. ...
  • Manter um ambiente online seguro nas escolas. ...
  • Custo de aquisição de novas tecnologias. ...
  • Acompanhar a evolução tecnológica.

Um estudo divulgado pela Altimeter cita a cultura da empresa como um dos principais desafios na jornada da transformação digital. Não apenas os funcionários, mas gestores também resistem à mudança de hábitos. Medo, ceticismo e até sabotagem são obstáculos que precisam ser superados.

Os desafios da educação frente as novas tecnologias consistem em suprir as necessidades das instituições educacionais, tanto em relação aos equipamentos tecnológicos, quanto a formação adequada dos profissionais, para que entendam e saibam utilizá-las de maneira eficaz para que contribuam, de modo decisivo, para ...

Por outro lado, as limitações do uso da tecnologia na educação estão relacionadas à falta de acesso aos recursos existentes, as barreiras de convivência social, dificuldade de concentração do aluno, de contato com o tutor, entre outras situações.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

“Nossa pesquisa mostra que a obsessão pela tecnologia atrapalha o aprendizado, a habilidade para soletrar palavras e encoraja implicitamente o plágio. Apesar de as escolas restringirem a utilização de telefones celulares, os alunos fazem uso desses aparelhos frequentemente, principalmente quando vão ao banheiro.

Um dos maiores desafios da Educação nesta nova sociedade é a falta de conhecimento e treinamento para uso das mídias e tecnologias digitais, o que tem contribuído para a utilização não adequada das novas tecnologias nas atividades de ensino e aprendizagem.

Não por acaso, a escassez de pessoal qualificado e a tecnologia ultrapassada são os maiores desafios encontrados pelas empresas em atuação no Brasil no atual estágio de suas estratégias de transformação digital, de acordo com os líderes de TI ouvidos na pesquisa Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS 2022).

Os resultados dessa investigação indicaram que, aos olhos dos professores, a falta de capacitação (formação continuada) é a principal causa da resistência ao uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem.

Mais da metade (55%) dos professores da rede pública brasileira utilizam tecnologia digital regularmente em sala de aula, e 54% deles afirmam que usariam mais esse recurso, desde que isso não implicasse em maior carga de trabalho – um número igual de docentes tem a percepção de que o uso de ferramentas tecnológicas ...

Os resultados apresentam diante das respostas dos professores que as dificuldades mais frequentes são: falta de domínio das tecnologias; número de aulas e quantidade de conteúdo a ser trabalho e receio por parte dos professores de não corresponder às expectativas dos alunos.

5 ideias para usar a tecnologia como aliada do na sala de aula

  1. Leitura de textos em plataformas online. ...
  2. Dinâmicas com jogos específicos. ...
  3. Exibição de filmes e produções audiovisuais. ...
  4. Criação de um mural virtual. ...
  5. Pesquisa e estudo por mídias digitais.

Entre os principais exemplos de tecnologia nas escolas estão: lousa digital, jogos, notebooks, softwares, soluções integradas, realidade virtual, aplicativos, sala de aula digital e muitos outros.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Podemos atrasar trabalhos, ou gastar horas com assuntos que não nos estão acrescentando. Além disso, muitas vezes nos esquecemos da nossa vida 'real', nos tornamos seres muito sociais nos meios digitais e ao mesmo tempo nos fechamos para as pessoas que convivem conosco no dia a dia.

A inclusão, a democratização do acesso às novas tecnologias e uma grande integração de pessoas e espaços é um dos desafios impostos na era da informação. Como vimos, esse sistema que ao mesmo tempo aproxima é também responsável pelo afastamento e exclusão de uma parte da população.

Os principais desafios do professor na atualidade envolvem sempre a crescente presença tecnológica no ambiente escolar. Tanto por parte dos alunos, atuando como uma distração, quanto pela falta de estrutura e conhecimento para incorporar as inovações que ocorrem cada vez mais rapidamente.

Por meio do uso do computador o professor explorará diversos meios de tecnologias digitais, sendo assim se torna possível a aquisição e ampliação de conhecimentos, com a criação de ambientes de aprendizagem e facilitação do processo do desenvolvimento intelectual do aluno dentro de fora da sala de aula.