Quais os 5 componentes da logística?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Ela envolve a produção de bens, o transporte, o controle de estoque, o armazenamento, o atendimento e o envio de pedidos.

Os 4 tipos de logística

  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.

Conheça 5 falhas no processo logístico e saiba como evitá-las

  • insatisfação dos clientes devido a atrasos e entregas erradas;
  • perda de bens e danificação dos produtos;
  • desperdício de recursos financeiros, materiais ou de mão de obra;
  • geração de custos desnecessários;
  • retrabalho;
  • entre outros prejuízos.

Na verdade, os Custos Logísticos são formados por quatro elementos básicos, os quais são: Custos de Armazenagem; Custos de Processamento de Pedidos; Custos com Estoques; Custos de Transportes.

Transporte. Essa atividade é a espinha dorsal das operações logísticas, pois é o processo que garante a entrega dos pedidos. Com o intuito de otimizar o transporte das mercadorias, as empresas estão investindo em tecnologia da informação, que ajuda a melhorar o planejamento e monitoramento de rotas.

Nas empresas, existem diferentes tipos como fluxos de informações, fluxos de materiais, logística reversa e fluxos econômicos. O fluxo logístico faz parte de todos os ciclos que acontecem dentro de uma empresa, desde a origem do produto até a sua entrega ao consumidor.

ESTRUTURA DA LOGÍSTICA E SUAS FASES
Não se tem a intenção de ser um estabelecimento definitivo das fases da logística, mas faz sentido para o presente trabalho. São consideradas cinco fases distintas: o início; integração rígida; melhorias na cadeia de suprimentos; o desenvolvimento da logística; logística 4.0.

Até chegarmos na logística 4.0 vamos passar por quatro fases: gênese da logística; consistente integração; avanços na cadeia de suprimentos; evolução da logística e da cadeia de suprimentos.

As três primeiras fases da logística: atuação segmentada, integração rígida e integração flexível.

Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

O transporte está relacionado aos diversos métodos de se movimentar produtos e insumos e, por isso mesmo, é essencial ao processo logístico, além de ser responsável por grande parte dos custos relacionados a esse processo.

Sistema de gestão de estoque
Essa é uma das ferramentas de logística mais essenciais à gestão de empresas, já que possibilita um controle mais inteligente da produção da organização e sua distribuição. Auxilia também na prevenção de falta de mercadoria, já que integra a produção e as vendas.

2 .
As atividades logísticas se dividem em primárias e de apoio.

Dentro de um empreendimento, o processo logístico engloba o planejamento, a execução e o controle da movimentação dos produtos — dentro e fora da empresa. Esses cuidados garantem que a mercadoria chegue ao destinatário com segurança e dentro do prazo estipulado.

6 principais tipos de custos logísticos

  • 1 – Transporte. Os custos de transporte são aqueles relacionados à movimentação de insumos ou mercadorias, o que inclui atividades como transporte, distribuição, coleta e entrega. ...
  • 2 – Estoque e armazenamento. ...
  • 3 – Mão de obra. ...
  • 4 – Embalagem.

O planejamento da logística deve, ainda, possibilitar à organização três objetivos: a redução de custos, a redução de investimento e a melhoria de serviço.

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos.