Quais os 4 tipos de marca?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Marcas Nominativas; Marcas Mistas; Marcas Figurativas; Marcas Tridimensionais.

As marcas de acordo com sua apresentação e para entrar com o pedido de registro no INPI precisa entender a diferença entre os tipos:

  • marcas nominativas;
  • marcas figurativas;
  • marcas erradas;
  • marcas tridimensionais.

“Uma marca é definida como um nome, termo, símbolo (ou combinação de símbolos) que identifica o vendedor do produto”. Bem simples, não? Nessa definição, podemos dizer que o foco é a associação direta de um item à empresa que o produz.

A marca é um sinal visualmente perceptível que dá identidade a um produto, serviço de uma empresa ou da propria empresa, e tem por objetivo identificar a origem e distinguir serviços e produtos de outros semelhantes com outra origem.

O guia de estilo da marca é um documento crucial que determina como uma empresa se apresenta ao mundo. Essa ferramenta de referência promove a uniformidade nas redes sociais, na presença offline e online de uma organização, demonstrando como deve ser a aparência e o tom da marca.

Principais Elementos da Identidade de Marca

  • Logo. O logo é um elemento tão importante que muitas pessoas até acreditam que marca se resume a ter um logo. ...
  • Cores e Fontes. ...
  • Texturas e Padrões. ...
  • Aromas, Sons e Sabores. ...
  • Slogans e Taglines.

As marcas, quanto à sua utilização podem ser de produtos, de serviços, coletivas ou de certificação.

Tipo de Patente

Tipo de ProteçãoConceitoValidade
Patente de Invenção – PICriação industrial “nova”20 anos
Patente de Modelo de Utilidade – MUAperfeiçoamento industrial “novo”15 anos
Registro de Desenho Industrial – DIForma plástica “design” novo10 anos renováveis por mais 15 (de 5 em 5) = 25 anos

Os tipos de logotipos. Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.

Existem cinco tipos principais de posicionamento de marca: preço, diferenciação, monopolização, benefício e estilo de vida. Ao compreendê-los, é possível desenvolver estratégias para posicionar a empresa e suas soluções de forma mais eficaz.

Podem ser objeto de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, tais como nomes ou logotipos de empresas, marcas de produtos e serviços, usadas para distingui-los da sua concorrência, marcas de certificação, que são aquelas usadas para cerificar um produto ou serviço está de acordo com algumas ...

O propósito de uma marca é a razão de sua existência. Sendo assim, ele corresponde à essência do negócio e àquilo que ele deseja transmitir para o mundo. Nesse viés, o lucro toma um lugar secundário dentro da estratégia.

A identidade da marca é a representação visual de uma marca, como um logotipo, cores e outros designs, que distinguem a marca dos concorrentes na mente dos clientes. A identidade da marca abrange muito mais do que apenas o logotipo de uma empresa.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual. Um bom exemplo é Coca-Cola.

Os elementos de marca facilitam a escolha do consumidor e desempenham um papel fundamental na definição e construção de valor para a marca. A criação de uma identidade de marca única e reconhecível é conquistada por meio da definição e composição de elementos como logo, cores, fontes, sons, aromas, entre outros.

Uma marca de sucesso é uma marca que transmite valor de acordo com as expectativas do seu público, trabalha de forma ética e transparente, tem conhecimento do seu consumidor e, portanto, trabalha esforços de marketing e comunicação de maneira eficiente.

Enquanto um logotipo é a representação visual da sua marca, um slogan é uma frase curta que representa a personalidade da sua marca.

Acompanhe quais são os 7 estilos universais e saiba um pouco mais sobre cada um deles, confira:

  • Estilo romântico;
  • Estilo clássico;
  • Estilo casual;
  • Estilo criativo;
  • Estilo dramático urbano;
  • Estilo elegante;
  • Estilo sexy.

Os estilos são: Esportivo (ou Natural), Tradicional, Elegante (estes três primeiros são os considerados “base”), Romântico, Sensual, Criativo e Dramático - também conhecido como Moderno.