Quais os 4 tipos de gravuras que existem?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).

O material da matriz é o que classifica o tipo da gravura. As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista. Em geral a numeração aparece no rodapé da gravura, da seguinte forma: 1/100, por exemplo, indicando o número do exemplar (1) e quantas cópias foram produzidas daquela imagem (100).

A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel.

As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).

A gravura é o nome dado a uma técnica artística que utiliza de matrizes ou moldes para a construção de uma pintura, tela ou arte que pode ser impressa em inúmeros tipos de material.

As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista. Em geral a numeração aparece no rodapé da gravura, da seguinte forma: 1/100, por exemplo, indicando o número do exemplar (1) e quantas cópias foram produzidas daquela imagem (100).

O que é gravura? A gravura é uma linguagem visual que é obtida a partir da impressão em um papel de uma imagem proveniente de uma matriz que pode ser de madeira, metal, pedra, tecido ou arquivo digital.

( ) São desenhos realizados com materiais específicos como lápis de cor. Gravura é uma das técnicas mais antigas de se obter uma imagem e é muito utilizada por artistas populares nordestinos, como J. Borges.

Adão e Eva

Entre as mais famosas gravuras do artista, encontra-se “Adão e Eva” (1504), arte em que ele seguiu o estilo utilizado na antiguidade clássica, revelando o seu profundo interesse pelas proporções do corpo humano.

Muitas das gravuras são espelhadas na realidade que aconteceu ou pode acontecer. Desenho é algo passado para qualquer lugar, que pode ser criado, copiado e etc. Quando você faz uma gravura, consequentemente você irá fazer um desenho por cima.

Gravura é diferente de pintura
Esta arte deve sua origem e sucesso à sua capacidade de reproduzir imagens. A gravura não é apenas um desenho transferido para madeira, metal ou pedra. Parte a gravação de um processo único e íntimo estabelecida pelo gravador e sua ferramenta de trabalho.

Características da Gravura
Em primeiro lugar, as gravuras são assinadas, além de numeradas e datadas pelo artista que as produziu. Além disso, para a numeração, existe um jeito próprio de ser colocado, onde o número e quantidade de cópias devem estar postos no rodapé da gravura.

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.

Gravura Contemporânea – A gravura é uma obra de arte em papel, produzida a partir de uma matriz, que pode ser de madeira, ferro, pedra ou tecido estêncil. O artista desenha sobre a matriz e depois transfere esse desenho para o papel por meio de uma prensa.