Quais os 4 tipos de flexibilidade?

Perguntado por: ebelchior9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Há três tipos de flexibilidade: estática, balística e dinâmica. A estática refere-se a uma amplitude de movimento ao redor de uma articulação sem nenhuma ênfase na velocidade. A balística refere-se a movimentos rítmicos e é associada ao ato de pular e balançar.

É possível definir a flexibilidade ativa como a maior amplitude que se consegue alcançar em um movimento ao usar apenas a contração dos músculos agonistas e sinergistas, ao mesmo tempo que os músculos antagonistas são alongados.

Como funciona a flexibilidade no trabalho
Há opções como: Carga horária flexível: o trabalhador escolhe entre um horário variável ou turno, desde que cumpra a jornada diária ou semanal. Variável: o colaborador escolhe o melhor horário de entrada e saída. Fixo variável: o colaborador opta pelo melhor turno de trabalho.

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. Também pode significar algo que se move com facilidade e agilidade, ou que possui fácil manuseio.

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de "pensar fora da caixa". Ou seja, a capacidade de buscar soluções menos obvias para a resolução de um problema. Ou melhor, pensar em diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo.

FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada."

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

As principais técnicas para o desenvolvimento da flexibilidade são: balística, alongamento, estática e FNP (facilitação neuromuscular proprioceptiva)(5). Entretanto, técnicas como o Pilates® vêm surgindo como novas opções a serem estudadas, testadas e comprovadas.

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

FLEXIBILIDADE: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS PARA O TREINO, A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA

  • Adquirir consciência corporal.
  • Diminuir probabilidade de contusão.
  • Auxiliar no bem-estar do corpo, mente e espírito.
  • Melhorar a postura.
  • Diminuir episódios de cãibras.
  • Suavizar a dor muscular pós treino.

Em resumo, o treino de flexibilidade se concentra em esticar os músculos, enquanto o treino de mobilidade se concentra em melhorar a capacidade de uma articulação se mover livremente em sua amplitude de movimento completa.

1 agilidade, maleabilidade, elasticidade, ligeireza, plasticidade, versatilidade, destreza.

6 dicas para desenvolver a flexibilidade cognitiva no trabalho

  1. 1 – Flexibilize a rotina. ...
  2. 2 – Incentive o conhecimento. ...
  3. 3 – Não limite a empresa à tecnologia. ...
  4. 4 – Crie um ambiente colaborativo e aberto a ideias. ...
  5. 5 – Estimule um estilo de vida saudável. ...
  6. 6 – Invista na psicoterapia.