Quais os 4 tipos de empregos informais?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 2 votos

Quem são os trabalhadores informais? Conheça alguns exemplos

  • Vendedores sem CNPJ;
  • Autônomos sem CNPJ;
  • Motoristas de aplicativo sem CNPJ;
  • Entregadores de aplicativo sem CNPJ;
  • Empregados sem carteira assinada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em auxílio com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Continua (PNAD), os dados de trabalhadores informais estão divididos em duas categorias: os que trabalham por conta própria (autônomos) e os que não possuem carteira assinada.

Tipos de trabalho: formal, informal, autônomo, liberal.

Significado de Informal
Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas.

Confira quais são elas:

  • Estágio Profissional.
  • Trabalho Eventual.
  • Trabalho Autônomo.
  • Trabalho Temporário.
  • Diarista.
  • Trabalho Avulso.
  • Trabalho Voluntário.

Características. No trabalho informal não há carteira de trabalho assinada, tal como não há obviamente contrato de trabalho e nem emissão de notas fiscais. As contribuições e os impostos também não são pagos nessas situações. O perfil dos trabalhadores informais não é constante.

Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica por conta própria. É o prestador de serviços a outra pessoa que não tem vínculo empregatício, mas pode ter um contrato. Trabalhador informal não tem vínculo, nem carteira assinada ou qualquer tipo de contrato.

Está sem emprego? Veja 7 formas de ter renda com trabalho informal

  1. 1 1. Vendas por aplicativo.
  2. 2 2. Prestação de serviço online.
  3. 3 3. Infoprodutos.
  4. 4 4. Consultoria.
  5. 5 5. Trabalhos freelancer.
  6. 6 6. Pet sitter.
  7. 7 7. Aulas particulares.

Pela definição mais básica, trabalho informal é qualquer trabalho sem vínculos registrados na carteira de trabalho ou em outra documentação equivalente - e consequentemente sem benefícios garantidos por lei como FGTS, remuneração fixa, férias pagas, etc.

Qual a diferença de uma empresa formal x informal? As empresas informais funcionam sem CNPJ, não pagam impostos e tem sua possibilidade de crescimento limitada. Logo, as empresas formais são aquelas que têm CNPJ e estão regularizadas junto ao governo.

A linguagem informal é uma forma mais pessoal de se comunicar e admite o uso de gírias, palavrões, expressões e abreviações características de cada local, se sujeitando, portanto, a variações culturais e regionais. A expressão oral tende a ser mais informal, com maior fluidez e menor rigor gramatical.

substantivo feminino Falta de formalidade, de regras e convenções; característica do que é informal: a informalidade de um texto, de um evento. [Popular] Qualidade do que não está em conformidade com a lei: seu negócio segue na informalidade.

São considerados informais os trabalhadores sem carteira assinada, empregadores e conta própria sem CNPJ, além de trabalhadores familiares auxiliares.

O principal objetivo do trabalhador informal é de prospectar renda para o sustento próprio e de sua família.

É todo e qualquer trabalho que seja devidamente registrado dentro das normas da CLT, como: Professor contratado formalmente por uma escola de idiomas; Administrador contratado formalmente por uma empresa; Contador contratado formalmente por um escritório de contabilidade.

Conceito de trabalho informal
O IBGE leva em consideração as seguintes categorias informais: empregados no setor privado sem carteira assinada, empregados domésticos sem carteira, empregadores sem registro de CNPJ, trabalhadores por conta própria sem CNPJ e trabalhadores familiares auxiliares.

A informalidade também atingiu um recorde em números absolutos: 38,8 milhões de trabalhadores. A pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy disse que, mesmo assim, o mercado de trabalho em 2022 pode ser visto de forma positiva.