Quais os 4 tipos de ecossistema?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.

Os principais ecossistemas brasileiros são a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, a Mata Atlântica e os Pampas. A seguir, detalharemos cada um desses biomas.

Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.

Todos os seres vivos interagem com outros seres vivos, semelhantes a eles ou não. Interagem, também, com componentes não vivos, como água, solo, ar, luz e calor de seu habitat. O conjunto formado pelos seres vivos e componentes não vivos de um ambiente, incluindo as relações entre eles, chama-se ecossistema.

Com seis grandes biomas continentais (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal), o País detém quase 50 mil espécies de plantas (BGF, 2021) e 116.192 espécies de fauna, abriga importantes ecossistemas marinhos e costeiros, e possui o maior trecho contínuo de manguezais do mundo (1,3 milhão de ...

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta.

Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.

ECOSSISTEMA é o termo utilizado para definir um grupo de seres que habitam em um determinado local, as relações entre eles, e a interação destas comunidades com o ambiente em que vivem.

Os ecossistemas são divididos em: Ecossistemas terrestres: São representados pelas florestas, desertos, montanhas, pradarias e pastagens. Ecossistemas aquáticos: Compreendem os ambiente de água doce como lagos, mangues, rios. Além dos ambientes marinhos como os mares e oceanos.

Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.

Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.

Exemplos. Os principais tipos de ecossistemas terrestres são as florestas, desertos, pradarias e savanas.

Conceito de Ecossistema
Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos. Com isso, nem todo sistema biológico pode ser chamado de ecossistema caso não seja autossuficiente e não possua autorregulação.

Existem dois tipos de ecossistema: os aquáticos, que são os lagos, represas, oceanos, mares, rios e mangues; os terrestres, englobam as montanhas, as pastagens, desertos, dunas, florestas etc.

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente.

Qual a diferença entre ecossistema e bioma? Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos. Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante.

Os ecossistemas terrestres e os aquáticos são caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo e atmosfera, nos ambientes, mantendo complexas relações entre si.

Sobre a Caatinga
Abrangendo 11% do território nacional, o bioma ocupa uma área de 844.453 Km² e é encontrado em todos os estados do Nordeste brasileiro e em parte de Minas Gerais.

A Mata Atlântica foi o bioma com mais espécies ameaçadas, tanto em números absolutos (1.989) como proporcionalmente (25,0%). Em seguida, vem o Cerrado, com 1.061 espécies ameaçadas, 19,7% do total de espécies do bioma, e a Caatinga (366 espécies, ou 18,2%).

Biomas

  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.