Quais os 4 tipos de dispositivos de ancoragem?

Perguntado por: agalvao3 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Existem quatro tipos de dispositivos de ancoragem, denominados como tipo A, tipo B, tipo C e tipo D.

O dispositivo do tipo D é bastante usado por trabalhadores do segmento de carga e descarga e se constitui de uma linha de ancoragem rígida, feita com um trilho de metal – geralmente são usados aço ou alumínio – e a inclinação é de no máximo 15 graus.

Tal fixação pode ser feita de 3 formas, conforme previsto na NR 35:

  • diretamente na estrutura;
  • na ancoragem estrutural (elemento fixado de forma permanente na estrutura);
  • no dispositivo de ancoragem (dispositivo removível da estrutura).

Descensor é um dispositivo desenvolvido para trabalho em altura, acesso por corda e espaço confinado. Os freios são equipamentos de ancoragem para descida em cordas simples ou duplas.

No Anexo II da NR 35, o sistema de ancoragem é definido como um “conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente”.

E assim percebeu-se a necessidade do Anexo II da NR 35. O Anexo trata do sistema de ancoragem, definido como um conjunto de componentes que incorpora um ou mais pontos de ancoragem, aos quais podem ser conectados Equipamentos de Proteção Individual (EPI) contra quedas, diretamente ou por meio de outro componente.

No trabalho em altura, a ancoragem consiste em manter o trabalhador estável e evitar uma possível queda, através de um sistema onde cordas e cabos de aço são sustentados por estruturas fixas.

Tal fixação pode ser feita de 3 formas, conforme previsto na NR 35:

  1. diretamente na estrutura;
  2. na ancoragem estrutural (elemento fixado de forma permanente na estrutura);
  3. no dispositivo de ancoragem (dispositivo removível da estrutura).

Talabarte de posicionamento
Equipamento de conexão que liga o cinto abdominal ao ponto de ancoragem, de forma a realizar um suporte posicional e restringir a movimentação do trabalhador em zonas consideradas perigosas e com alto risco de queda.

Os pontos de ancoragem são utilizados fixando-se em alguma superfície de concreto ou estrutura de metal, e ligado ao trabalhador pelos cabos do sistema de ancoragem. Sua instalação pode ser feita desde ambientes fechados até em construções civis, de acordo a necessidade de cada situação.

O Nó Oito Duplo é o mais recorrente e mais utilizado em resgate urbano, acesso por cordas, salvamento em altura, escalada, etc. Este nó é utilizado sempre que houver a necessidade de ancorar a corda em alguém ou algum ponto. Como exemplo, podemos citar o encordoamento de escaladores, ancoragens e macas.

Dispositivos complementares para trabalho em altura
É um dispositivo que permite criar pontos de ancoragem da corda de segurança.

Como usar a técnica de vendas de ancoragem?

  1. Reveja a estratégia da sua abordagem. A tendência que veio para ficar é o uso de dados e estatísticas durante a abordagem ao cliente. ...
  2. Desperte sensações no cliente. ...
  3. Crie uma boa primeira impressão. ...
  4. Seja autoridade no seu segmento.

Durante a projeção do ponto de ancoragem, um profissional deve ser responsável pela tarefa, para que essas regras sejam cumpridas. De acordo com as normas estabelecidas, inspeções devem ser realizadas antes, durante e após o uso. Também é importante que essas revisões sejam feitas anualmente por órgãos competentes.

Os pontos de ancoragem devem estar a dispostos a arender todo o todo o perimetro da edificação; Suportar uma carga pontual de 1.500 kgf. Constar do projeto estrutural da edificação. Ser construído de material resistente as intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes.

O trava queda é um dispositivo de retenção de queda o qual é ligado entre o cinturão de segurança e o ponto de ancoragem, desta forma, como o próprio nome sugere, ele atuará de maneira a impedir que o colaborador sofra uma queda.

O fator de queda precisa ser calculado antes do início de qualquer atividade em altura para assegurar a integridade física dos profissionais. A fórmula utilizada para realizar esse cálculo é a seguinte: FQ = altura da queda/comprimento do talabarte.

Existem quatro tipos de dispositivos de ancoragem, denominados como tipo A, tipo B, tipo C e tipo D. Dispositivo de ancoragem projetado para ser fixado a uma estrutura por meio estrutura ou de um elemento de fixação. Os tipos mais comuns são placas (ou chapeletas) e os olhais.

Para serviços de pinturas em fachadas, é recomendado conter entre um ponto e outro a distância de 2 m para que a pessoa que está realizando o serviço tenha uma área adequada para realização do mesmo, e no caso de troca de revestimento cerâmico, será feito com andaime e em dupla, recomenda-se cerca de 6 pontos de ...

1.3) O trabalhador deverá possuir idade entre 21 e 45 anos e biotipo adequado. 2) Ser especializado no trabalho em que for executar, bem como estar familiarizado com os equipamentos inerentes ao serviço.