Quais os 4 tipos de contração muscular?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Resumindo, sendo força (F) e resistência (R):

  • Quando F > R, contração concêntrica;
  • Quando F < R, contração excêntrica;
  • Quando F = R, contração isométrica.

Concêntrica: Quando realiza a força de contração muscular, em que o músculo diminui seu tamanho aproximando a origem da inserção. Excêntrica: Quando realiza força alongando o comprimento dos músculos, distanciando a origem da inserção, uma reação oposta ao concêntrico. É a “volta” do movimento.

O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de ...

“A contração isométrica, quando o músculo se contrai, mas não encurta seu tamanho, ficando estático e não realiza movimento articular. Já a contração isotônica, promove a alteração do comprimento do músculo sem interferir na sua tensão máxima.”

a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: ... # Músculo antagonista: o antagonista é o músculo contrário do movimento que você está realizando, então, se você está fazendo um supino reto na ...

Já a contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta enquanto está sob tensão. Isso pode ser visto quando levantamos uma carga. Esse tipo de contração é importante para realizar movimentos de levantamento, como subir uma escada ou levantar pesos.

Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).

A contração isométrica ocorre quando o músculo se contrai, produzindo força sem mudar seu comprimento. A contração isotônica caracteriza-se como uma contração em que as fibras musculares se encurtam ou alongam.

O exercício isométrico são aqueles que produzem contração muscular sem que realize movimentos. Já o concêntrico é quando ocorre a contração muscular, mas o músculo aproxima a origem da inserção. E a excêntrica quando realiza a força distanciando a origem da inserção (como se fosse a volta do concêntrico).

Contração Excêntrica
Nas contrações excêntricas a origem e inserção se afastam produzindo a desaceleração dos segmentos do corpo e fornecem absorção de choque (amortecimento) quando aterrissando de um salto, ou ao andar, ou seja, freia o movimento.

FORÇA ISOTÔNICA (DINÂMICA) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos. FORÇA ISOMÉTRICA (ESTÁTICA) – É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor e não havendo produção de trabalho em forma de movimento.

O tecido muscular é dotado de algumas propriedades específicas que o tornam capaz de realizar as suas funções. Estas propriedades incluem a excitabilidade, a contractilidade, a extensibilidade e a elasticidade.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.

O sistema muscular é formado por músculos, estruturas compostas por tecidos musculares. A principal característica desses tecidos é a capacidade de contração, que pode ser voluntária ou involuntária dependendo do tipo em questão.

Os exercícios isotônicos são aqueles nos quais a resistência imposta ao movimento é tida como constante. São as formas mais habituais de contração, seja na vida rotineira ou em terapia e na prática esportiva.

Prancha, prancha lateral, agachamento isométrico, elevação de pélvica (ou de quadril) são alguns dos exercícios isométricos mais comuns.

O exercício isométrico é qualquer tipo de exercício que mantém o corpo parado em uma posição por determinado tempo.