Quais os 4 tipos de contaminação?

Perguntado por: isilva5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.

A contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos: Contaminação Física: causada por materiais que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos.

CONTAMINAÇÃO QUÍMICA

  • Produtos de limpeza (por exemplo, detergente, desinfetante)
  • Pesticidas / herbicidas.
  • Produtos químicos tóxicos em metais e plásticos.
  • Conservantes.
  • Toxinas que ocorrem naturalmente.

É a ocorrência, em um grupo ou numa região, de casos da mesma doença (ou surto epidêmico) em número que ultrapassa claramente a incidência normal e são derivados de uma fonte comum ou que se propagou.

Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada “direta”, ao passo que a “indireta” está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.

Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

a) Contaminantes físicos: vidros, metais, madeira ou qualquer tipo de material palpável ou objeto que possam causar dano ao consumidor.

Matéria prima, manipulador, meio ambiente, métodos e material.

Uma das maneiras mais fáceis de evitar contaminação e transmissão de vírus e bactérias é lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes e depois das refeições, antes e depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Contaminação cruzada direta: quando a contaminação se dá diretamente de um alimento contaminado para outro; Contaminação cruzada indireta: quando um alimento é contaminado por meio de uma superfície ou utensílio.

No caso da contaminação indireta, não temos a transmissão direta de um alimento para o outro, mas, sim, um intermediário que leva esse agente causador de problemas. Esse intermediário é desde a mão do manipulador até uma colher.

Contaminação Física: acontece quando algum corpo estranho entra em contato com os alimentos, tais como adornos dos manipuladores, material de utensílios, etc. Contaminação Química: ocorre quando existe o contato dos alimentos com produtos químicos, principalmente durante a limpeza do estabelecimento.

A contaminação microbiológica é caracterizada pela presença de vírus, leveduras, fungos, bactérias e parasitas.

- A presença de pragas domésticas; - Instalações, utensílios e equipamentos mal higienizados; - O contato de alimentos com produtos químicos ou com outros alimentos contaminados; - O homem, quando não toma os cuidados básicos de higiene.

Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.

A investigação de um surto envolve cerca de 05 etapas/passos ou condições necessárias para se chegar a bons resultados: Passo 1: Planejamento para o trabalho de campo; Passo 2: Definição de caso e investigação de campo; Passo 3: Processamento dos dados da investigação; Passo 4: Implementação das medidas controle e ...

O que é Contaminação Cruzada? Podemos definir contaminação cruzada como a transferência de microrganismos de um ambiente para o outro, como por exemplo, de uma superfície contaminada para um alimento, de um utensílio para as nossas mãos, e assim por diante.

Contaminação cruzada direta: ocorre quando um alimento in-natura ou seus fluidos entram em contato com um alimento já pronto para consumo; Contaminação cruzada indireta: ocorre quando manipuladores, superfícies, equipamentos transferem microrganismos contaminantes para alimentos pré-preparados ou prontos para consumo.