Quais os 4 tipos de autocuidado?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Existem 4 formas de autocuidado: físico, emocional, social e intelectual. Confira como praticar cada um. 1 – Físico. O cuidado físico é sobre praticar atividades relacionadas ao nosso corpo, como por exemplo fazer um exercício físico.

5 tipos de autocuidado para incluir no dia a dia

  1. Autocuidado emocional. Ah! ...
  2. Autocuidado intelectual. Muita gente não tem cuidado do próprio intelecto. ...
  3. Autocuidado espiritual. ...
  4. Autocuidado social. ...
  5. Autocuidado físico.

7 formas de praticar o autocuidado

  • Começar a terapia que vem adiando há algum tempo;
  • Fazer atividade física;
  • Ter bons hábitos de higiene com o corpo;
  • Ir regularmente ao médico e fazer exames de rotina;
  • Buscar uma vida social prazerosa com momentos relaxantes;
  • Ter uma boa noite de sono;
  • Aprender a dizer não.

Autocuidado é tudo aquilo que você faz para si mesma, com o intuito de ter melhor qualidade de vida. Isso pode incluir desde ir à manicure até praticar atividades físicas e tirar um tempo para você. Ou seja, são todas as ações que te causam satisfação e que, ao mesmo tempo, cuidam de você: do corpo à mente.

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo.

O termo autocuidado foi conceituado a partir da teoria de OREM. Segundo a autora, o autocuidado é a prática de atividades que as pessoas desempenham em seu próprio benefício, no sentido de manter benefício, no sentido de manter a vida, a saúde e o bem-estar (OREM, 1991).

A definição formal de autocuidado, dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é a seguinte: “é a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.”

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), autocuidado é a capacidade individual de promover e manter a saúde, prevenir e lidar com doenças com ou sem o apoio de um profissional. Ou seja, é ter informação e autonomia sobre as escolhas feitas em relação à própria saúde.

O autocuidado intelectual consiste em exercitar nossa mente, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. Aborda seu “pensador” interno e, ao cultivar um intelecto saudável, você pode expandir seu conhecimento e mentalidade. Sua mente não tem limites, e seu intelecto é limitado apenas pelo seu desejo de aprender.

Ela conceitua autocuidado como sendo a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos, em seu próprio benefício, para a manutenção da vida, da saúde e do bem estar. A Teoria do Autocuidado é a primeira parte da teoria geral de enfermagem ou constructo teórico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define autocuidado como a capacidade individual de promover e manter a saúde e de prevenir e lidar com doenças com ou sem o apoio de um profissional de saúde.

Social: o autocuidado está longe de ser um hábito egoísta e de ações voltadas apenas para si mesma. É importante manter contato com pessoas que te apoiam, além de praticar a empatia e a solidariedade com o próximo. Mental: esse autocuidado está relacionado ao cognitivo e ao conhecimento.

Porque é uma forma inteligente e eficaz de melhorar inúmeros aspectos em prol da qualidade de vida: aumenta a autoestima, diminui os custos com a saúde e melhora as funções mentais e físicas.

Reunimos algumas ideias simples de autocuidado que você pode incorporar facilmente no seu plano de autocuidado, anota aí!

  1. Reserve um tempo para você ...
  2. Explore diferentes atividades de autocuidado. ...
  3. Escolha o que faz bem para VOCÊ ...
  4. Crie um diário. ...
  5. Pratique a atenção plena. ...
  6. Elimine a conversa interna negativa.

A falta de organização e a motivação podem ser os principais obstáculos. Se a pandemia bagunçou as noções de tempo e a rotina, atrapalhando a adoção de hábitos de cuidado pessoal, por outro lado ela também reforçou a importância do equilíbrio da saúde física e mental para lidar com as adversidades do cotidiano.

A resolução normativa apresenta a SAE a partir dos pilares Método, Pessoal e Instrumentos, os quais organizam o trabalho profissional, tornando possível a operacionalização do PE.

O modelo de autocuidado é composto de três teorias inter-relacionadas: Teoria do autocuida- do, Teoria do déficit de autocuidado e Teoria dos sistemas de enfermagem (10).

O modelo do autocuidado proposto por Orem foi desenvolvido na década de 1950, baseado na premissa de que os indivíduos podem cuidar de si próprios. Contidas nele e entre si apresentam-se três teorias: a teoria dos sistemas de enfermagem; a teoria do déficit de autocuidado e a teoria do autocuidado.