Quais os 4 tipos de ação social para Weber exemplos?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).

Exemplos de ação social

  • escrever cartas e bilhetes;
  • trabalhar;
  • estudar coletivamente;
  • promover orações em grupo;
  • comprar um objeto por influência dos hábitos familiares;
  • dar esmolas a um indivíduo seguindo o exemplo das outras pessoas.

Ajudar ao próximo é considerada uma ação social afetiva.

Ações tradicionais : ações baseadas na tradição enraizada. Um exemplo seria relaxar nos domingos e colocar roupas mais leves. Algumas ações tradicionais podem se tornar um artefato cultural.

A ação social pode ser definida como qualquer ação que um sujeito realiza no meio social em que ele vive, essa ação deve possuir sentido para quem a pratica. A ação social está também ligada ao outro, ou seja, ela tem como objetivo uma intenção que é orientada para o outro.

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).

Quais são alguns exemplos de ação social racional?

  • Não comer carne porque não tem nenhum valor nutricional para você ou para o planeta;
  • Não usar sacolas plásticas porque são prejudiciais à natureza;
  • Usar o transporte público em vez de dirigir seu carro.

Com isso em mente, Weber estipula quatro tipos ideais de ações sociais: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.

A dominação é sempre resultado de uma relação social de poder desigual, onde se percebe claramente a existência de um lado que comanda (domina) e outro que obedece. Podemos assemelhar assim a dominação a qualquer situação em que encontremos indivíduos subordinados ao poder de outros.

Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status. O status é um fenômeno típico da estratificação social, segundo o qual ocupar determinada posição na estrutura da sociedade implica tratamento de honra, privilégios.

Assim, o tipo ideal designa o conjunto dos conceitos que o especialista das Ciências Humanas constrói unicamente para os fins da pesquisa. É o tipo ideal o modo de construção de conceitos peculiar ao método histórico ou individualizante, cujo objeto sabemos que é estudar a realidade e os fenômenos em sua singularidade.

Ações Sociais Racionais
Ou seja, esse tipo de ação social visa obter, de modo racional, um fim. Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral).

Primeiro, a coercitividade está relacionada ao poder que os padrões culturais de uma sociedade são impostos aos integrantes. Essa característica obriga os indivíduos a cumprirem os padrões culturais e sociais que nem sempre estão de acordo, mas que são convenções e existem apesar do indivíduo concordar com elas ou não.

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática).

Ação irracional afetiva – envolve sentimentos e emoções. O sujeito tem uma ação motivada por raiva, esperança, medo, paixão, inveja, entre outros gatilhos sentimentais. Como o afeto pode ser despertado pelo costume, esse tipo de ação irracional também se enquadra na categoria tradicional.

sociedades tradicionais envolve um sentido de comuni- dade e, consequentemente, de interatividade; significa um destino comum para a totalidade do grupo; o passado é um modelo, sobre- tudo, a ser seguido, apesar de poder ser resignificado; são sociedades onde há uma se- melhança muito grande entre os seus membros, da ...

Fato social é uma maneira de agir coletiva que não está submetida à vontade individual, mas influencia-a, tornando-se um conjunto de normas sociais. Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral.

Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc... 4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.

Ação racional em relação a fins: são as ações baseadas em um cálculo instrumental das finalidades. Por exemplo, um indivíduo decide doar cestas básicas com o intuito de impressionar o seu chefe e ganhar uma promoção.