Quais os 4 símbolos mais comuns?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos
  • Porque os símbolos e ícones são tão importantes no Design Gráfico?
  • Os 20 símbolos mais comuns e seus significados.
  • 1 Corvo.
  • 2 Pomba.
  • 3 Borboleta.
  • 4 Cruz.
  • 5 Água.
  • 6 Coruja.

ankh

O ankh ou chave da vida é um antigo símbolo hieroglífico egípcio usado na arte e na escrita egípcias para representar a palavra "vida" e, por extensão, como um símbolo da própria vida.

Os símbolos nacionais são os quatro símbolos, estabelecidos pela lei brasileira, que representam a identidade e cultura do Brasil. São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional. A Bandeira, o Hino e as Armas foram estabelecidos, em novembro de 1889, com a proclamação da república.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. Os símbolos nacionais são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com as especificações e regras básicas estabelecidas na lei...

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

Trata-se de um objecto, fenómeno ou acção material que, por natureza ou por convenção, representa ou substitui outro. É algo que representa algo, é um sinal.

Os símbolos, também denominados palavras ou átomos, são representações gráficas, indivisíveis, empregadas na construção de cadeias. Estas são formadas através da justaposição de um número finito de símbolos, obtidos de algum conjunto finito não-vazio, denominado alfabeto.

coração

O coração é um símbolo do amor que é mundialmente conhecido.

Além da sua suavidade e diversidade de cores, a borboleta é o símbolo da alma, pois da mesma forma que ela libera o casulo para voar, o espírito também se liberta do corpo físico para o infinito. Ela representa o renascimento e a imortalidade.

bastão de Esculápio

O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. Às vezes é confundido com o caduceu de Hermes (Mercúrio), que consiste num bastão com duas serpentes enroscadas e asas no alto.

O número 4 (quatro) representa a solidez e tudo aquilo que é tangível. Ele foi utilizado por Pitágoras para fazer referência ao nome de Deus.

A bandeira que representa a República Federativa do Brasil, tal qual a conhecemos, foi adotada legalmente no dia 19 de novembro de 1889. E, nessa data, é comum que ocorram comemorações cívicas com o intuito de exaltar o símbolo máximo da nação.

Esse símbolo é composto pelos seguintes elementos: escudo redondo azul-celeste apoiado em uma estrela de cinco pontas. No centro, uma constelação do Cruzeiro do Sul sobre uma espada. Em cima da espada, lê-se: “República Federativa do Brasil” e a data da Proclamação da República: 15 de novembro de 1889”.

Pomba Branca

A Pomba Branca
A sua origem encontra-se na Bíblia, mas só em 1949 é que se tornou símbolo da paz, após a Segunda Guerra Mundial. Pablo Picasso foi quem desenvolveu este símbolo, quando pintou algumas sobre o tema Paz.

A esfera azul de nossa bandeira representa nosso céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas.

A resposta é o boto, um mamífero aquático que habita os rios da Amazônia. O boto foi escolhido pelo governo brasileiro como o animal símbolo do país devido à sua ligação com a cultura e a história do Brasil.