Quais os 4 riscos de contaminação por químicos?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Esses agentes podem contaminar o trabalhador de diferentes maneiras:

  • contato com a pele;
  • aspiração de gases tóxicos;
  • contato com a mucosa, ao ingerir alimentos ou itens em ambientes nos quais é feito o manuseio de produtos químicos.

Os riscos químicos no ambiente de trabalho são classificados de acordo com o estado físico do agente encontrado no local, a saber: Gases: hidrogênio, dióxido de carbono, nitrogênio, benzeno, hélio, metano; Líquidos: líquidos inflamáveis, névoa e neblina; Sólidos: poeiras, fumos e fibras.

Alguns exemplos de riscos químicos são: poeiras minerais, como a sílica, que causa a silicose; a poeira do bagaço da cana-de-açúcar e os fumos metálicos liberados em processos de fundição. Os riscos químicos causam consequências como: dores de cabeça, irritação, doenças pulmonares e até a morte.

A contaminação por agentes biológicos pode se dar por meio das vias aéreas, ou seja, pela respiração, pela pele, em contato direto com agente ou acidentes com agulhas usadas, ou até mesmo por picadas de insetos e animais peçonhentos.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

  • Riscos físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Acidentais.

Esses agentes podem contaminar o trabalhador de diferentes maneiras:

  • contato com a pele;
  • aspiração de gases tóxicos;
  • contato com a mucosa, ao ingerir alimentos ou itens em ambientes nos quais é feito o manuseio de produtos químicos.

2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Podemos citar como exemplos de riscos físicos: ruídos, vibrações, pressões, temperaturas elevadas, radiações e etc. Os riscos biológicos são aqueles provenientes de microorganismos que podem penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, em contato com a pele ou por ingestão.

Confira alguns dos EPIs indispensáveis a seguir!

  1. Respiradores. ...
  2. Luvas de proteção química. ...
  3. Óculos de proteção. ...
  4. Vestimentas de proteção. ...
  5. Calçado de proteção.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, óculos, toucas, jalecos e calçados apropriados, também devem ser utilizados. Treinar os colaboradores e conscientizá-los sobre os riscos químicos também são etapas muito importantes.

O risco químico é a possibilidade de um trabalhador sofrer algum dano devido a exposição ou manipulação de um produto químico. A exposição aos riscos químicos podem provocar irritações aos olhos e pele, queimaduras, asfixia, efeitos anestésicos entre outos perigos, dependendo do grau de exposição.

Riscos Químicos – Gases, vapores anestésicos, antissépticos, esterelizantes e poeiras. Para prevenir esses riscos, é importante que a instituição de saúde forneça Equipamentos de Proteção Individual aos seus funcionários e forneça orientação e treinamento para utilização dos mesmos.

Os riscos biológicos são a probabilidade de exposição a vírus e seres vivos microscópicos, que, em contato com outros organismos, podem causar doenças. Hospitais, necrotérios, laboratórios e coleta de lixo urbano são alguns exemplos de onde há probabilidade de exposição a esses agentes.

Saiba mais sobre os principais tipos de contaminações na indústria de alimentos

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.