Quais os 4 recursos naturais?

Perguntado por: aperes6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os recursos naturais podem ser:

  • Biológicos: vegetais, animais e florestas;
  • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
  • Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
  • Energéticos: luz solar, vento, água.

Os recursos naturais são os bens que vêm da natureza e são usados pelo homem para várias finalidades diferentes. São exemplos: água, vento, luz solar, ar, florestas, vegetais, minerais, solo, entre outros.

Entenda o que são os recursos naturais
minerais (rochas, areia); biológicos (animais, vegetais); hídricos (mares e rios); energéticos (luz solar, vento).

São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros.

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural. Por isso, neste caso, o consumo precisa ser consciente e apenas o necessário.

Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

A diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é que as fontes renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Carvão mineral, gás natural, petróleo, ouro, cobre, minério de ferro, areia, cascalho. Minério de ferro, bauxita, ouro, lítio, manganês, chumbo, zinco, urânio. Gás natural, petróleo, ouro, alumínio, fosfato, chumbo, prata, estanho.

água

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da natureza, responsável por manter a umidade do ar, abastecer lençóis freáticos e conservar a vida de plantas por todo o mundo, também desempenha importante função na atividade da agricultura, nas indústrias, na geração de energia elétrica, além de preservar a ...

Os recursos ambientais envolvem mares, lagos, rios, solos, subsolos, atmosfera e os elementos da biosfera, como os seres vivos da terra e seus hábitats.

Materiais recicláveis: compostos por papel, papelão, vidro, metal e plástico, entre outros. Materiais não-recicláveis: também chamados de lixo úmido ou simplesmente lixo: compostos pela matéria orgânica e pelos materiais que não apresentam, atualmente, condições favoráveis à reciclagem.

Os recursos naturais não-renováveis (ouro, prata, diamante, petróleo, ferro, estanho, níquel e etc.)

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Os exemplos mais conhecidos de bens comuns estão na natureza: ar, água, terra, florestas e biodiversidade. Eles também podem ser sociais, intelectuais e culturais: por exemplo, sistemas de saúde e educação, conhecimento, tecnologia, a internet, literatura e música.

Qualquer recurso natural que possa ser utilizado para obter energia é um recurso energético. Isso inclui insumos utilizados para gerar eletricidade, criar calor ou servir de combustível para um veículo de transporte.

Sendo assim, recursos animais são os benefícios decorrentes da utilização desses para atender às diversas necessidades humanas. A principal delas, sem dúvida alguma, é a alimentação.

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do Sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e maremotriz (energia das marés e das ondas).