Quais os 4 princípios do planejamento estratégico?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

As Etapas do Planejamento Estratégico

  • Avaliação de ambiente.
  • Elaboração da estratégia.
  • Desenvolvimento do plano de execução.
  • Envolvimento das pessoas.

Dependendo do que foi diagnosticado com base na análise inicial, os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento. Estratégia de sobrevivência: deve ser utilizada quando a empresa tem muitos pontos fracos e ameaças externas.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas; Compartilhar informações com agilidade e transparência; Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes; Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT.

5 ferramentas de planejamento estratégico

  1. 1 – As 5 Forças de Porter. ...
  2. 2 – Análise SWOT. ...
  3. 3 – Análise PESTEL. ...
  4. 4 – Matriz BCG. ...
  5. 5 – Pesquisas.

PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO significa substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica e prática por métodos baseados em procedimentos científicos.

Os princípios básicos da administração estratégica são: planejamento, organização, controle e direção.

Quais são os três princípios básicos do planejamento e da avaliação? Dialogicidade, participação e diretividade.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Os 4 tipos de gestão estratégica de empresas

  1. 1 – Estratégia de sobrevivência. A gestão estratégica de empresas costuma ser vista pelas lentes do crescimento, fazendo a empresa expandir sua atuação. ...
  2. 2 – Estratégia de manutenção. ...
  3. 3 – Estratégia de crescimento. ...
  4. 4 – Estratégia de desenvolvimento.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

A Ideologia Central da Empresa e a Estratégia: Missão, Valores e Visão.

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

Planejamento estratégico é o processo de definir as metas da sua organização, as ações que serão utilizadas para alcançá-las e com quais recursos poderá contar. É a porta de entrada para investir em inovação, cultura organizacional e ações que funcionem como respostas a um ambiente de constante mudança no mercado.

  1. 1 - Definir a Missão, Visão e Valores da empresa. ...
  2. 2 - Definir os Objetivos Estratégicos. ...
  3. 3 - Definir os Objetivos Táticos (Metas) ...
  4. 4 - Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação) ...
  5. 5 - Elaborar um Orçamento Empresarial.

A resposta correta é: Diagnóstico, metas e objetivos. São Missão, Visão e Valores. Análise dos ambientes interno e externo.

Conheça 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu planejamento estratégico em prática:

  • Missão, Visão e Valores. ...
  • Análise 360° de oportunidades de negócio. ...
  • Análise SWOT. ...
  • As 5 Forças de Porter. ...
  • Matriz BCG. ...
  • Definição de metas para pequenas e médias empresas.

Provavelmente a mais conhecida das ferramentas do planejamento estratégico é a análise SWOT. Ela estuda o ambiente interno da empresa — aquele que você pode controlar — em busca de suas forças e fraquezas.

Quais são as quatro funções administrativas. As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.