Quais os 4 principais tipos de figuras de linguagem?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos.

São figuras de palavra: paradoxo, perífrase, apóstrofe, sinestesia, gradação, antonomásia, eufemismo, antítese, comparação, metáfora, hipérbole, metonímia, prosopopeia e ironia.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Assim, as figuras de pensamento são: hipérbole, eufemismo, ironia, antítese, paradoxo (oximoro), personificação (prosopopeia), gradação, apóstrofe e litotes.

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Exemplos de linguagem figurada
"Ele está se afogando nas suas preocupações." Esta frase deve ser interpretada no seu sentido figurado, porque não é fisicamente possível uma pessoa se afogar com uma preocupação. Neste caso, a frase significa que as preocupações do indivíduo estão limitando e prejudicando.

A linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Resposta. Figuras de linguagem são recursos semânticos usados para realçar e dar maior expressividade as palavras, permitindo emprega-las num sentido diferente do convencional. Há várias figuras de linguagem, algumas delas são: comparação, metonimia, eufemismo, hipérbato, hipérbole, pleonasmo, metáfora etc.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

O que é Metáfora e Metonímia:
Metáfora e metonímia são duas figuras de linguagem, mais concretamente, constituem figuras de palavras. A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.