Quais os 4 pilares de um relacionamento?

Perguntado por: dmelo5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Nesse artigo vamos abordar os pilares que sustentam o relacionamento: amor, sexo, dinheiro e família. Essa é a base fundamental de qualquer relação.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Os 5 pilares de um relacionamento saudável são: diálogo, confiança, cumplicidade, respeito e empatia.

Assim, pode haver um diálogo entre eles, alterando sua ordem e fazendo com que alguns desses estágios se repitam no tempo, por exemplo.

  • Fase 1 - Paixão. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

A relação entre duas pessoas pode estar baseada nas razões mais distintas. A maioria delas são saudáveis, como, por exemplo, as amizades afetivas, intelectuais, que partilham gostos e desgostos, ou as amorosas, formadas por paixão e erotismo.

Respeito
Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades. Respeite TUDO no outro.

É preciso ter em mente que uma das bases do verdadeiro amor é o respeito. Aliás, este sentimento nunca deve servir de justificativa para desrespeitarmos alguém. Por mais que você ame o seu parceiro(a), se não houver respeito mútuo no seu relacionamento, então talvez este não deva se prolongar por muito mais.

Respeitem a individualidade do outro
Um casal saudável continua a praticar os seus hobbies e suas atividades individuais. O espaço de cada um deve permanecer sagrado, e entender que o outro precisa desse espaço é fundamental.

Tenha uma boa comunicação com seu par
Uma boa comunicação exige honestidade de ambos, respeito e empatia. Segundo a psicologia, uma boa comunicação é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento, seja ele de trabalho ou pessoal.

5 dicas para um relacionamento dar certo

  1. 1 – Confie no outro. A confiança é a base de um relacionamento sólido. ...
  2. 2 – Não guarde mágoas. Sabe aquela resposta que seu parceiro te deu e você não gostou? ...
  3. 3 – Mantenham momentos individuais. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  4. 4 – Saia da rotina. ...
  5. 5 – Expresse seus sentimentos.

O que é relacionamento tóxico? O relacionamento tóxico pode ser resumido pelo desejo de controlar o parceiro(a) pelo só desejo de controlar, de tê-lo apenas para si. Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Regras para um casal viver bem
Respeito: o respeito é a base de qualquer relacionamento. Sem respeito, não há amor. É importante que vocês se respeitem mutuamente e também dêem espaço um para o outro. Comunicação: a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento.

Abaixo, vamos listar os cinco pilares do relacionamento interpessoal e explicar um pouco mais sobre cada um deles.

  1. Autoconhecimento. ...
  2. Empatia. ...
  3. Assertividade. ...
  4. Cordialidade. ...
  5. Ética.

Essa é a fase do relacionamento mais difícil. Normalmente é o momento da dúvida. Muitos acreditam que a decisão de passar a vida com a pessoa deve ser tomada no momento do noivado. Ela pode ser tomada lá, mas é bem melhor tomá-la antes.

Para a psicologia de relacionamentos amorosos, as crises acontecem quando alguma coisa sai do padrão, da rotina e dos acordos feitos pelo casal. Nesses momentos, é importante ter consciência de que as crises não significam o fim da relação: elas são pontuais e precisam ser superadas com diálogo.

Como resultado, os pesquisadores constataram quais aspectos mais pesam em uma relação do tipo. De acordo com os achados, o compromisso, satisfação sexual, falta de conflito e satisfação do outro são os fatores responsáveis por aproximadamente 45% da variação da qualidade do relacionamento, do ponto de vista dos casais.

Estabelecendo limites
Existem seis tipos de limites: físicos, emocionais, sexuais, intelectuais, materiais e temporais. Todos eles são importantes em qualquer relação, e devem ser estabelecidos assim que se conhece alguém novo.