Quais os 4 pilares da Igreja Católica?

Perguntado por: avargas8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Padre Gerson Schmidt, do Rio Grande Sul, aprofundou este tema em vários programas, divulgados pelo Vatican News, antes de começar a refletir sobre os quatro pilares que fazem parte dos fundamentos sólidos e constitutivos da Igreja de Cristo: pilar da Palavra, pilar do Pão, pilar da Caridade e pilar da Missão.

Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Essa é a tríade que constitui a base da fé católica, a fonte para que os fiéis sejam conscientes da sua fé.

Neste artigo, apresentamos quatro pilares aos quais podemos nos apegar como minimamente necessários para sustentar nossa fé. São eles: o Símbolo dos Apóstolos (o Creio), os Sacramentos, os Mandamentos e o Pai-Nosso.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Com esses pontos, os alunos aprendem, na prática, o respeito, ética, moral, bem como o poder de pensar e ajudar o próximo.

Nossas Regras de Fé começam da seguinte forma: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo” (versículo 1). Temos a crença na Trindade em comum com o restante da cristandade, mas seu significado para nós é diferente do partilhado pela maioria.

São exemplos de dogmas a Existência de Deus e da Santíssima Trindade, Jesus Cristo é Filho Natural de Deus, a Virgindade e Assunção de Maria, entre outros.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Ser católico é fazer parte da Igreja Católica, que também considera Cristo como o messias e salvador, mas conta com doutrinas e dogmas a serem seguidos pelos fiéis. Logo, um católico é cristão, mas nem todo cristão é católico. Neste sentido, os católicos veem a religião segundo a interpretação da Igreja Católica.

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente. A Igreja militante, somos nós, a Igreja padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.

Ao total, a Igreja Católica proclamou 43 dogmas divididos em 8 categorias, confira abaixo: 1.

Estes três pilares são as três coisas que aconteciam por onde quer que andavam. Jesus e seus discípulos pregaram o evangelho do Reino (1), curaram enfermos (2) e expulsaram demônios (3). Estes são os três pilares através dos quais Jesus manifestava o Reino de Deus cumprindo com o propósito para o qual foi enviado.

O catequista é enviado para assumir sua missão e dar testemunho da palavra com força e coragem. Ser catequista sentir-se responsável por uma igreja, sinal do amor de Deus. Catequisar é aproximar, ouvir, é estar junto, participar e sofrer, alegrar com alguém.

A palavra Magistério vem de “magister”, que significa mestre. O magistério da Igreja é de ordem divina, seja no que diz respeito ao mandato de ensinar que recebeu do Senhor, seja a respeito da verdade que Ele nos transmitiu e que deve ser conservada e transmitida.