Quais os 4 níveis de prevenção?

Perguntado por: eferrari8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária.

São ações voltadas para evitar a exposição a fatores de risco. No caso do câncer, os principais são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator que não é possível prevenir de forma primária).

b) Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo (ex.: rastreamento, diagnóstico ...

Apontamos o significado principal do conceito de prevenção quaternária, que é prevenir a hipermedicalização do cuidado e evitar intervenções desnecessárias, reduzindo danos, por meio de técnicas e práticas quali- ficadas e personalizadas de cuidado.

Os três níveis de prevenção são o primário, secundário e terciário. Na prevenção primária, um distúrbio tem o desenvolvimento prevenido. Vacinações, aconselhamento para mudança dos comportamentos de alto risco e, algumas vezes, quimioprevenção são os tipos de prevenção primária.

A prevenção terciária está relacionada aos serviços de assistência e de reabilitação para evitar a deterioração clínica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ou seja, diferentemente do nível de atuação primária, o foco da atenção terciária é evitar complicações em pacientes já diagnosticados.

c) Prevenção terciária é a ação implementada para reduzir em um indivíduo ou população os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação (ex.: prevenir complicações do diabetes, reabilitar paciente pós-infarto – IAM ou acidente vascular cerebral).

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua finalidade é proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos.

O enfermeiro do nível de atenção terciária, além de prestar assistência no ambiente hospitalar, proporcionando a este uma recuperação sem intercorrências, tem, como responsabilidade, assegurar através da comunicação entre os três níveis de atenção à saúde, a partir de uma dimensão sistêmica.

É a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.

Também temos a prevenção direta que é a afirmação do próprio Direito Penal através de sua força repressora e punitiva e a indireta que visa apenas proporcionar a sociedade condições de vida e qualidade de vida através de programas de cultura, lazer e outros.

O termo prevenção quaternária (P4) foi utilizado pela primeira vez em uma conferência da organização mundial de médicos de família (WONCA), em 1995, por Marc Jamoulle.

O apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária.

Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

A prevenção primária inclui ações voltadas a impedir a ocorrência das doenças antes que elas se desenvolvam no organismo dos pacientes. Refere-se ao período pré-patogênico e diz respeito a ações sobre agentes patógenos e seus vetores. Subdivide-se em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica.