Quais os 4 métodos de obtenção dos medicamentos homeopáticos?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A Farmacopeia Homeopática Brasileira (ANVISA, 2011a) e Amaral (2012) explicam que os medicamentos de dose única líquida podem ser preparados por dissolução e através dos métodos: hahnemanniano, korsakoviano ou fluxo contínuo.

Preparo dos compostos

  • Extração dum princípio mineral ou vegetal da fonte;
  • Pulverização (trituração e moagem) do insumo, quando necessário;
  • Dissolução num veículo adequado, aquoso, hidroalcoólico, etc.;
  • Diluição em sequência centesimal hahnemanniana;
  • Sucussão, Dinamização ou Potencialização.

Os medicamentos homeopáticos podem ser preparados através dos seguintes métodos: Método hahnemanniano; Método korsakoviano (K); Método de fluxo contínuo (FC).

Quais são os tipos de medicamentos homeopáticos dinamizados?

  • medicamentos dinamizados homeopáticos;
  • medicamentos dinamizados antroposóficos;
  • medicamentos dinamizados anti-homotóxicos,

Os três princípios básicos da homeopatia consistem na Lei dos Semelhantes, Experimentação em Homem São e Dose Mínima.

O criador da homeopatia, Christian Frederich Samuel Hahnemann, nasceu no dia 10 de abril de 1755 na pequena cidade de Meissen, no eleitorado da Saxônia (Alemanha). Seu pai era pintor de porcelana e sua obra partilhava a admiração dos grandes senhores da época; apesar disso, não pos- suía uma boa situação financeira.

Medicamento homeopático, segundo a farmacopeia homeopática brasileira (FHB), é toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método de diluições seguidas de sucussões (agitação) e /ou triturações sucessivas.

Os medicamentos homeopáticos estão dispo- níveis em diferentes formas farmacêuticas (preparações): tabletes, glóbulos, líquidos, pós, comprimidos, entre outras.

Na prática homeopática encontramos medicamentos de origem mineral além dos medicamentos originários de elementos de todos os reinos dos seres vivos. Os medicamentos homeopáticos apresentam uma nomenclatura internacional. Em sua grande maioria apresentam uma nomenclatura binária em latim.

O medicamento homeopático é derivado de todos os reinos e, na preparação das formas farmacêuticas, a farmacotécnica aplica três escalas: decimal, centesimal e cinquenta milesimal, seguindo os métodos hahnemanniano, korsakoviano e de fluxo contínuo.

A tintura mãe (também conhecida como TM) é um preparado feito principalmente com vegetais. Esses vegetais são macerados e ficam em contato com um veículo extrator que pode ser o álcool ou a glicerina. No contato com o veículo resulta um processo de extração por contato de longo período.

De acordo com a Farmacopéia Homeopática Brasileira (1997), os glóbulos são impregnados na forma da tríplice impregnação com 10% (V/p) do insumo ativo e a secagem é feita em estufa até 50ºC.

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

Os medicamentos Alopáticos são produzidos em grande escala. Os medicamentos Homeopatia são utilizados no tratamento de forma menos agressiva, que estimulam o organismo a reagir, ajudando no fortalecimento do organismo com dosagens muito menores de seus ativos.

Quais são os tipos de produtos utilizados na composição dos medicamentos homeopáticos? R: Na preparação dos medicamentos homeopáticos são utilizadas substâncias e produtos provenientes dos três reinos da natureza: vegetal, mineral e animal.

Basta procurar a unidade de saúde municipal mais próxima de sua casa, para saber os locais de atendimento e agendar a consulta com dia e hora marcada.

A diluição 6CH indica que a substância passou por uma série de diluições sucessivas, geralmente em proporção de 1:100, repetidas seis vezes. Nesse processo, a substância é vigorosamente agitada ou triturada após cada diluição.

São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

A homeopatia está estruturada no princípio da similitude, em que os semelhantes são curados pelos semelhantes. Partindo dessa premissa, dá-se início ao processo de experimentação, quando uma substância é ingerida por um indivíduo saudável, que vai desenvolver sintomas suaves.

Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.