Quais os 4 fundamentos do futebol?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Principais fundamentos do futebol

  1. 1 - Condução da bola. Conduzir a bola significa saber se movimentar pelo campo tendo consigo a posse de bola. ...
  2. 2 - Passe (toque de bola) ...
  3. 3 - Chute. ...
  4. 4 - Drible. ...
  5. 5 - Recepção ou domínio de bola. ...
  6. 6 - Cabeçada.

Cada esporte tem o seu fundamento, ou seja, um conjunto de normas e regras que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. Exemplo: fundamento do voleibol, fundamento do basquete, fundamento do handebol, fundamento do futsal e etc.

O cabeceio consiste em um movimento no qual o jogador desloca a bola com a cabeça para outro lugar do campo. Essa técnica de deslocamento da bola pode ser utilizada como recurso de defesa, passe ou mesmo de finalização para o gol.

A expressão fundamentos táticos do futebol diz respeito a um número de princípios simples e adaptáveis a qualquer sistema de futebol. Abaixo, 20 princípios que se utilizados, pode ajudar a contar com uma equipe organizada e que muitas vezes nos leva a vitórias.

Como já explicamos, o Drible é, basicamente, a ação de quicar a bola. Já a Finta no Basquete consiste em movimento para enganar, desequilibrar e se desvencilhar da marcação do adversário.

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

Confira a análise de Alexandre Reame sobre as 7 regras do futebol que podem, e devem, ser aplicadas nos investimentos:

  1. Ter uma estratégia. ...
  2. Conhecimento do jogo. ...
  3. Diversidade de jogadas. ...
  4. Ter paciência e disciplina. ...
  5. Ter um bom técnico. ...
  6. Se defender, mas não deixar de atacar. ...
  7. Não se acomodar.

As principais regras do esporte são: Os jogos são disputados por duas equipes e cada um conta com 11 jogadores; As partidas duram 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos; É proibido o uso das mãos.

Segundo Mutti,16 a técnica consiste na execução individual dos fundamentos básicos do futebol; isto é, do passe, do chute, da recepção de bola, do drible e etc; no caso do goleiro consiste na pegada, lançamento, es- palmada, entre outras. Dellal et al.

Tática não é só a forma como o time se dispõem em campo, mas também a maneira que ele ataca e defende, tanto de maneira coletiva, grupal ou individual. Ou seja, se o time avança através do jogo apoiado ou ataque rápido. Se ele defende com duas linhas de 4 ou no 1-4-2-3-1.

O passe é um dos fundamentos mais importantes e básicos do jogo. Para realizá-lo de forma eficiente, o atleta precisa ter uma boa visão de campo para encontrar os companheiros, força para que a bola não seja interceptada e coordenação para que o trajeto seja certeiro.

O drible é um fundamento que compreende o momento em que o jogador se desloca em quadra com a posse da bola, quicando-a sobre o solo com uma das mãos.

Chute é a ação de golpear a bola parada ou em movimento visando desviá-la ou dar-lhe trajetória (LUCENA, 2001). É um fundamento que precede o gol. A técnica do chute tem uma grande semelhança com a do passe, sendo que, a intenção, o objetivo e a força aplicada servem para diferenciá-los.

O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça levantada e a olhar em frente. A bola deve ser controlada através do tacto para que o jogador tenha uma visão global do jogo. A bola sobe até à altura das ancas.

O 4-3-3 é uma formação que utiliza uma linha de quatro defensores - composta por dois zagueiros e dois laterais - atrás de uma linha de meio-campo com três jogadores.

Na defesa os princípios são: (i) contenção, (ii) cobertura defensiva, (iii) equilíbrio, (iv) concentração e (v) unidade; e no ataque: (i) penetração, (ii) da mobilidade, (iii) da cobertura ofensiva, (iv) espaço e (v) unidade.

O que é um 4-2-3-1? A formação 4-2-3-1 funciona com quatro linhas. A linha defensiva é formada por quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais.

São tipos de finta: finta de deslocamento, com saídas para a direita ou para a esquerda; de giro; de giro de braço; de passe e de arremesso.

Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.