Quais os 4 fatores que alteram o tamanho da população?

Perguntado por: omendes7 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 8 votos

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

De acordo com a gerente da pesquisa, Isabel Marri, a diminuição da taxa populacional nos municípios não é novidade, é na verdade uma tendência observada nos últimos anos e acontece devido a dois fatores: a redução da fecundidade e a migração.

Densidade é uma propriedade física que relaciona a massa de um material ao volume que ele ocupa, sendo característica de cada substância. Medidas de densidade são afetadas por alterações de pressão, temperatura e composição química.

Os fatores que contribuem para a redução do tamanho populacional, são a Emigração e Mortalidade, que são assim indicativo de saída de individuo-os da população.

Fatores reguladores de tamanho populacional são eventos e fatores bióticos e/ou abióticos que têm a capacidade de influenciar no desenvolvimento das populações, implicando em sua morte ou equilíbrio de reprodução.

Tópicos deste artigo

  • Primeira fase: pré-transição demográfica.
  • Segunda fase: explosão demográfica.
  • Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional.
  • Quarta fase: estabilização da população.

4.1. Tamanho Populacional. As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

Os motivos para essa diminuição são vários: maior escolarização, aumento do número de mulheres no mercado de trabalho, uso maior de contraceptivo, entre outros.

O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.

A maioria dos fatores dependentes de densidade fazem a taxa de crescimento per capita diminuir à medida que a população aumenta.
...
Alguns exemplos comuns de fatores dependentes da densidade incluem:

  • Competição dentro da população. ...
  • Predação. ...
  • Doenças e parasitas. ...
  • Acúmulo de resíduos.

Os nascimentos e as imigrações (a chegada de novos indivíduos) são fatores que aumentam uma população. Por outro lado, a densidade populacional diminui quando ocorrem mortes ou emigrações (a saída dos indivíduos daquela população).

A densidade demográfica é um indicador populacional que mede a relação entre a população absoluta e a extensão territorial, sendo expressa em habitantes/quilômetro quadrado. Uma zona com elevada densidade demográfica é chamada de muito povoada. A população, tradicionalmente, ocupa o território de forma heterogênea.

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

4. Fase do novo equilíbrio, com mortalidade e fecundidade baixas: Tradicionalmente, esta era a fase que se projetava como o fim da transição demográfica, com um equilíbrio re- lativamente estável entre taxas de mortalidade e natalidade baixas e aproximadamente iguais.

Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.