Quais os 4 elementos principais de uma estrutura organizacional?

Perguntado por: esilveira6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os elementos principais da estrutura organizacional incluem o grau de especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, o grau de centralização e descentralização e a formalização.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.

A estrutura organizacional de um negócio é a forma escolhida pela empresa para alocar o seu capital humano. Por meio da divisão de setores, cargos e funções, o nível hierárquico é determinado. Assim como, a relação entre liderança e liderados.

A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.

É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Maior autonomia para cada unidade.

Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.

Entendendo as camadas da pirâmide
De maneira geral, todas as pirâmides organizacionais possuem três principais camadas, cada uma dando sustentação às outras. Estes níveis correspondem ao nível operacional (base da pirâmide), nível tático (meio da pirâmide) e nível estratégico (topo da pirâmide).

Estrutura organizacional simples
A autoridade é centralizada e possui amplo controle dos processos. Por sua vez, a divisão de funções é bastante flexível e horizontal. Normalmente, se encontra nos micro negócios, pouco preparados para dar um salto organizacional.

As estruturas podem ser classificadas em hipostáticas, isostáticas e hiperestáticas. As estruturas hipostáticas devem ser evitadas, pois não fornecem segurança adequada, já as isostáticas e as hiperestáticas apresentam segurança estrutural e diferem em outros aspectos, como, por exemplo, o custo.

Estratégias, parcerias, cartela de clientes, metodologia de entrega, entrega de valor ao cliente, e outros assuntos importantes, tem a maior atenção, e por consequência, os resultados dessas ações que vai acabar guiando para onde a organização deve seguir.

De acordo com Chiavenato. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem.

A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal. Uma organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultado do próprio funcionamento e evolução da empresa.

As estruturas organizacionais possuem três funções básicas: (1) produzir resultados organizacionais; (2) minimizar/regular a influência das variações individuais na organização; e (3) criam cenários para o exercício do poder, a tomada de decisões e a realização das atividades.

As organizações se caracterizam pela existência da divisão social do trabalho, do planejamento, dos objetivos que justificam a própria finalidade de sua existência, além de uma estrutura de poder hierarquizada e racionalizada.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Na Abordagem Estruturalista, o que determina as características estruturais de uma organização, são as particularidades ambientais. Desta forma, não existe uma receita única e específica considerada como perfeita para se organizar, pois tudo se submete às características ambientais importantes para cada organização.