Quais os 3 tipos de tireoide?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Tireoidites: o que são e quais as principais?

  1. Índice.
  2. A Tireoide.
  3. Hipotireoidismo.
  4. Hipertireoidismo.
  5. Tireoidite Aguda (Supurativa, Piogênica ou Bacteriana)

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

O sistema endócrino é responsável por coordenar muitas das atividades do nosso corpo. E a glândula tireoide fabrica hormônios que afetam diretamente o metabolismo corporal. Os quatro distúrbios da tireoide que falaremos a seguir são os nódulos da tireoide, a doença de Graves, a doença de Hashimoto e o bócio.

Considera-se esse órgão uma glândula pois secreta vários tipos de hormônios, que regulam sistemas do corpo. Os hormônios da tireoide mais importantes e que levam ao emagrecimento dos pacientes com hipertireoidismo são o T3 e T4.

No hipotireoidismo acontece uma redução na produção dos seus hormônios, as funções naturais do corpo começam a desacelerar e pode ocorrer ganho de peso se não for tratado. Por isso se diz que o hipotireoidismo engorda.

Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.

Causas: O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

O hipotireoidismo pode dificultar o ganho de peso, embora seja menos comum fazer a pessoa engordar. A relação da doença com a obesidade é pequena, acontece em poucos casos. O ganho de peso não é tão grande porque se retém mais polissacarídeos (carboidratos), não gordura.

Puran T4 é indicado para o tratamento do hipotireoidismo e problemas ligados à produção escassa de tiroxina pela glândula tireoide, hormônio que regula diferentes funções no organismo.

Unhas e cabelo. As unhas e o cabelo também são ótimas formas de perceber como está a produção de TSH no organismo. Algumas mulheres reclamam da queda de cabelo e até mesmo da fraqueza da unhas e esses sintomas aparecem quando o organismo não está saudável. É importante procurar um médico para relatar os problemas.

Chammas 3 significa que o fluxo sanguíneo do nódulo é central e periférico.

A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide.

Alguns que podem interferir diminuindo o TSH: ácido acetil salicílico, corticosteroides, agonistas dopaminérgicos, fenclofenaco, heparina, metformina, nifedipina, piridoxina e entre outros. Outros, podem interferir aumentando ou diminuindo-o, como anfetaminas e hormônios esteroides.

Continuar lendo Que inflamam a tireoide?