Quais os 3 tipos de suspensão?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Principais tipos de suspensão

  1. Suspensão de Eixo Rígido com Feixe de Molas. Pode-se considerar o eixo rígido, como um dos sistemas mais antigos se comparado com outros tipos de suspensões atuais. ...
  2. Suspensão Telescópica MacPherson. ...
  3. Suspensão Duplo A / Suspensão “Double WishBone“ ...
  4. Supensão Multilink.

Quais são os tipos?

  • Molas helicoidais. São os modelos mais compactos e leves que funcionam na maioria dos tipos de suspensão. ...
  • Molas de flexão. As molas de flexão ou feixe de molas são mais utilizadas em veículos de carga, já que são mais resistentes ao peso, melhorando o conforto na absorção do impacto.
  • Molas de torção.

Principais componentes de um sistema de suspensão

  • Pneus;
  • Amortecedor;
  • Mola;
  • Braço oscilante;
  • Buchas de borracha;
  • Pivô;
  • Coxim;
  • Barra estabilizadora.

Uma suspensão é uma mistura heterogénea que contém partículas grandes que com a gravidade se depositam. Areia em água é um exemplo de uma suspensão. Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias em que uma substância dissolve a outra. Um exemplo de uma solução é a água salgada.

Tipos de suspensão: Suspensão fixa Na suspensão fixa, como o próprio nome já diz, o veículo é rebaixado a uma altura fixa com 4 amortecedores e 4 molas preparadas e não tem opção de regulagem. É ideal para veículos de alta performance pois proporciona mais segurança nas curvas.

Como funciona? A suspensão ativa trabalha com um sistema computadorizado que controla os braços de sustentação das rodas, mantendo assim a altura do carro igual em relação ao solo.

O amortecedor MacPherson é um tipo de amortecedor comum utilizado em vários dos atuais veículos de tração dianteira e suspensão independente, assim como em alguns veículos de tração traseira. Um amortecedor MacPherson é uma importante peça estrutural numa suspensão.

A principal ação da suspensão é ligar o chassi às rodas. Com uma série de componentes, o sistema atua continuamente para absorver os impactos do carro no chão. Assim, é gerado mais conforto para o motorista e passageiros do veículo. Além disso, o veículo tem mais estabilidade e a direção fica mais segura.

A mola helicoidal é um dos componentes do sistema de suspensão do veículo. Isso porque ela trabalha com os amortecedores na movimentação dessa suspensão do automóvel, garantindo a altura em relação ao solo. Visualmente, a mola helicoidal se parece com aquele arame que se encontra em espiral de cadernos escolares.

As Molas podem ter vários tipos de forma, como as Molas de compressão, Molas de tração, Molas de torção, Molas prato, Molas espiral de fita, as de uso mais comum na engenharia são as helicoidais cilíndricas, e Molas de tensão constante. Os elementos característicos das Molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.

A suspensão de eixo rígido é um tipo mais simples e utilizado em maior escala antigamente. Ela possui uma barra que liga as duas rodas e é fixada no chassi. A barra que liga as rodas é muito resistente, o que deixa essa suspensão pesada. Esse tipo de suspensão é mais utilizado em carros off road e modelos militares.

Suspensões: as suspensões apresentam partículas de diâmetro maior que 1000 nm. Assim, elas podem ser vistas a olho nu ou por microscópio. É uma mistura heterogênea e suas partículas se sedimentam, sendo facilmente filtradas.

Qual função essa peça desempenha para o veículo? Apesar de auxiliar no sistema de suspensão, a peça também é responsável por melhorar a dirigibilidade, garantindo também uma maior estabilidade ao veículo. Ou seja, ela também tem como função atuar como uma articulação para o sistema de suspensão.

Na vista frontal do veículo, o câmber é o ângulo de inclinação vertical de uma roda e é medida em graus entre a linha de centro vertical no referencial da roda e a linha vertical no referencial do solo, conforme mostrado nas figuras 3.04 e 3.05.

A suspensão disciplinar tem o objetivo de punir o empregador que violou as regras da empresa ou que não cumpriu com seus deveres previstos no contrato de trabalho. Ela pode ocorrer após advertências quando há caso de reincidências nas indisciplinas ou logo após o cometimento de uma nova falta grave.

Como as soluções químicas podem ser classificadas?

  • Soluções sólidas: soluto e solvente formam uma solução sólida. Exemplo: liga de aço (mistura de metais).
  • Soluções líquidas: o solvente está no estado líquido. Exemplo: água e açúcar.
  • Soluções gasosas: solvente e soluto formam uma solução gasosa.

A forma correta de escrita da palavra é suspensão, com s na última sílaba: sus-pen-são. A palavra suspenção, com ç, está errada. O substantivo feminino suspensão se refere a uma interrupção prolongada ou uma pausa breve, sendo sinônimo de adiamento, cancelamento, interrupção, intervalo, descanso e pausa.

Na prática, como explica Juliano, uma suspensão macia oferece mais conforto e controle do veículo em baixas velocidades, ideal para o trânsito lento das grandes cidades. Já a suspensão mais dura assegura melhor estabilidade em velocidades altas, desenvolvidas nas estradas.

Suspensão independente é aquela que cada um dos lados estão ligados às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta.