Quais os 3 tipos de sono?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

O ciclo do sono é dividido em dois grandes grupos, cada qual com sua especificidade fisiológica. São eles o sono NREM (movimento não rápido dos olhos, traduzido do inglês) e o REM (movimento rápido dos olhos). Como o ciclo completo dura cerca de 90 ou 100 minutos, ele é repetido de quatro a seis vezes por noite.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Estágio N3: é a fase de transição entre o sono leve e o muito profundo. As ondas cerebrais são lentas e profundas durante esse estágio, que também é chamado de sono de ondas lentas. É a fase do sono necessária para a restauração física.

Há evidências de que o sono profundo seja especialmente importante para a secreção do hormônio de crescimento, a criatividade, a perspicácia e a imunidade.

Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória.

de 20 a 40 minutos

3- Sono Profundo: Aqui o corpo está relaxado e a mente desligada. Não sonhamos e acontece a recuperação fisiológica. Pode durar de 20 a 40 minutos.

Parassonias são eventos indesejáveis relacionados ao sono que podem ocorrer durante o sono ou durante a transição do sono para a vigília ou vice-versa. Elas incluem comportamentos anormais (por exemplo, sonambulismo) ou sonhos (por exemplo, pesadelos).

Para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.

Olá, esses sintomas podem estar relacionados a alguma mudança recente na sua rotina, como por exemplo uma carga emocional, estresse, cobranças excessivas, ansiedade. Mas, é importante de fato procurar um médico para investigar por meio de exames como esta seu funcionamento orgânico.

O sono polifásico é a prática de distribuir o sono em episódios múltiplos e mais curtos durante as 24 horas do dia ao invés de dormir um só período, o que é chamado de sono monofásico.

Rebote de sono em geral é um termo usado quando o tempo de sono de uma pessoa é aumentado. O rebote do sono REM é o mesmo, mas referindo-se especificamente a essa fase. Ou seja, quando a frequência, intensidade e quantidade de tempo passado no sono REM é aumentado temporariamente.

5 estágios do sono

  • fase - Fase do adormecimento.
  • fase - Fase de sono mais leve.
  • fase - Introdução ao sono profundo.
  • fase - Sono profundo.
  • fase - Sono REM:

Assim, para atingir o sono profundo, é necessário ter alguns hábitos antes de dormir. Por exemplo: evitar o uso de eletrônicos, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café. Além disso, é preciso manter o ambeinte escuro para que o corpo produza melatonina – hormônio do sono – e desempenhe sua função de forma adequada.