Quais os 3 tipos de relatório?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Existem 3 tipos de relatório:

  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

(YOSHITAKE, 2012). De acordo com Almeida (2012) os principais tipos de relatório de auditoria independente são os seguintes: relatório sem ressalva; relatório com ressalva; relatório com opinião adversa; relatório com abstenção de opinião; relatório com parágrafo de ênfase; relatório com parágrafo de outros assuntos.

Segundo a norma ABNT 10719, os elementos obrigatórios da estrutura dos relatórios são: folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.

O relatório é um texto pertencente ao gênero técnico que tem como função o relato de uma determinada atividade. Dentre as características do gênero relatório, destacam-se a linguagem formal, a impessoalidade, a denotação, a concisão e a simplicidade.

Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…” “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…” “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”

Relatório crítico: é menos comum, mas um relatório crítico é aquele que expressa a opinião do autor ao longo do texto. Relatório de síntese: é aquele relatório mais simples, curto e direto, feito para registrar uma atividade, como um relatório sobre uma aula específica.

A linguagem precisa ser de for clara, objetiva, concisa e, em geral, seguir os padrões de norma culta. Para complementar o arquivo, o relatório pode conter gráficos informativos, dados, tabelas, descrição de fatos, dos numéricos, entre outros elementos.

O relatório de estágio descreve e apresenta as várias atividades desenvolvidas pelo aluno em uma determinada empresa, sendo considerado um requisito parcial para a conclusão do curso.

Relatório escolar é um documento que fornece uma visão integral do aluno por meio de informações mais ricas do que as de um boletim. Há diferentes tipos de relatórios, mas em geral eles abordam questões sobre a aprendizagem e o comportamento.

De modo geral, os relatórios são documentos, emitidos pela empresa, com o objetivo de relatar todos os dados colhidos pelos setores de contabilidade das companhias. Eles possibilitam que o público avalie a situação da instituição, verificando o nível geral de gestão do negócio.

Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?

  • Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte;
  • Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte;
  • Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.

As diretrizes das auditorias são definidas em norma
Dentre os sistemas temos: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

7 tipos de auditoria

  • Auditoria contábil.
  • Auditoria financeira.
  • Auditoria Fiscal e Tributária.
  • Auditoria operacional.
  • Auditoria de sistemas.
  • Auditoria ambiental.
  • Auditoria de qualidade.