Quais os 3 tipos de receptores sensoriais?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

exteroceptores, que recebem estímulos do exterior do animal, visceroceptores, que recebem estímulos dos órgãos internos, e. proprioceptores, localizados principalmente nas articulações, músculos e tendões, dão ao sistema nervoso central informações sobre a posição do corpo ou sobre a força que é necessário aplicar.

A cóclea da orelha interna contém cerca de 16 mil receptores sensoriais e mais de 1 milhão de partes associadas, e o olho humano tem cerca de 126 milhões de receptores sensoriais.

1 – Receptores: estruturas responsáveis pela captação da energia do estímulo e sua conversão em um sinal biológico; 2 – Vias sensoriais: ou aferentes, por onde o sinal biológico trafega; 3 – Áreas sensoriais centrais: onde o sinal biológico é interpretado, gerando as sensações.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada.

Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade. Esses receptores são responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.

São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.

Um exemplo de receptor é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica, sendo a base para o funcionamento de vários aparelhos, como os ventiladores, batedeiras, liquidificadores etc. Em um circuito elétrico, os receptores causam uma queda na força eletromotriz fornecida pela fonte de tensão.

Em relação ao local onde se capta os estímulos, os receptores sensoriais são classificados em: * Interorreceptores – Detectam estímulos das regiões internas do corpo. * Exterorreceptores – Detectam estímulos das regiões externas do corpo, ou seja, do ambiente, como a luz, calor, sons e pressão.

Quimiorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos químicos; Fotorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos luminosos; Mecanorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos mecânicos, como pressão e toques; Fonorreceptores - São receptores capazes de perceber estímulos sonoros.

Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

Enquanto os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. A sensibilidade somática é constituída de: tato; temperatura; nocicepção (dor e prurido) e propriocepção.

Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...

Assim, há os quimiorreceptores, para detecção de substâncias químicas; termorreceptores, que captam estímulos térmicos; mecanorreceptores, responsáveis pela captação de estímulos mecânicos; exterrorreceptores, relacionados aos estímulos ambientais (intensidade de luz, calor, pressão, etc.); propriorreceptores, que ...

Os três tipos mais comuns de receptores de membrana são: receptores acoplados à proteína G, receptores tirosino quinases e canais iônicos dependentes de ligantes.