Quais os 3 tipos de prosa?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Tipos de prosa

  • Romance: narrativa longa.
  • Novela: narrativa de tamanho intermediário entre o conto e o romance.
  • Conto: narrativa curta.
  • Crônica narrativa: pequeno relato associado a uma temática atual.
  • Poema narrativo: história escrita em versos.

Principais características da prosa
Frases em linhas contínuas; Palavras usadas no sentido de seus significados – denotativos e literal (ao contrário da poesia que inventa sentidos novos para palavras); Não se sujeita à estrutura, métrica, rima e ritmo; Expressa um pensamento racional, analítico e objetivo.

A prosa é um texto corrido. É a representação na escrita de uma linguagem corrente e natural, utilizada espontaneamente para expressar ideias, raciocínios e situações. É, assim, uma narrativa linear, contínua e objetiva.

A prosa romântica é dividida em quatro tipos: urbana, regionalista, histórica e indianista.

Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente.

Como exemplos de prosas poéticas, podem ser citados os romances, as novelas, e os contos literários. Um dos tipos de prosa poética, a narrativa ou de ficção, como os romances de José de Alencar, mescla a ficção com a realidade da sociedade.

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

Qual é a diferença entre poesia e prosa
Olha só: a poesia é um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos. Ela tem métrica, rima e ritmo. Já a prosa é um texto no estilo natural, que não tem métricas, rimas ou ritmo. De forma resumida, a poesia é formada por versos e a prosa é um texto corrido.

A poesia da terceira geração é marcada pelo seu caráter estrutural e experimental. A prosa pós-moderna possui fragmentação, fluxo de consciência e metalinguagem.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época, exaltando as peculiaridades da cultura nacional.

História. Enquanto a poesia surgiu nos primórdios da atividade literária, a prosa desenvolve-se na Idade Média. A prosificação das canções de gesta deu origem às novelas. O romance surge no século XVIII e o conto desenvolve-se no fim da Idade Média e início do Renascimento.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

Texto poético, Texto poético é um texto rico em figuras de estilo, das quais se destacam a anáfora, a metáfora, a personificação, a comparação. O texto poético apresenta-se em versos e estes agrupam-se, muitas vezes, em estrofes.

Os tipos de romance são:

  • monofônico,
  • polifônico,
  • fechado,
  • aberto,
  • linear ou progressivo,
  • vertical ou analítico,
  • psicológico.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães, renomados escritores do século XIX.

Existem romances de idéias, romances de linguagem e romances de narrativa. Muitas vezes, quando saímos dizendo que lemos um bom livro, é porque as idéias do livro nos conquistaram.

Significado de Prosa
[Figurado] Pessoa que tem muita lábia; quem fala muito; astúcia: lá vem o prosa contar vantagens. Em que há pretensão ou excesso de orgulho; vaidade: estava cheio de prosa. adjetivo Que é pedante, contador de vantagens, cheio de si; pedante.

1 Ser bom conversador, ter uma conversa interessante. 2 Ser insinuante no falar, ter lábia.