Quais os 3 tipos de peste negra?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tipos. A peste se manifesta sob três formas clínicas: peste bubônica, peste pneumônica e peste septicêmica: Peste bubônica.

Os três tipos de peste são classificados em função da via de infeção: peste bubónica, peste septicémica e peste pneumónica. A peste bubónica é transmitida principalmente por pulgas entre animais de pequeno porte.

A Peste Negra, também conhecida por Peste Bubônica, é uma doença de contágio pela secreção de outro indivíduo ou contágio por via respiratória, causada pela bactéria chamada de Yersinia pestis, e é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados.

Para curar da peste negra era necessário isolar o doente. Não haviam medicações efetivas. Mesmo assim, o contágio atingiu e matou os habitantes de aldeias inteiras, esvaziou mosteiros e assustou populações. As autoridades decretavam o isolamento das regiões atingidas.

Historicamente, era conhecida como "a peste negra", em referência ao fato de causar gangrena em certas partes do corpo, como nos dedos das mãos e dos pés, que acabam totalmente enegrecidos. Estima-se que a pandemia dessa doença tenha causado a morte de um quarto da população europeia no século XIV.

Inicialmente, os principais agentes transmissores da doença eram os ratos e as pulgas, que se proliferavam com facilidade tanto nas cidades quanto nos vilarejos menores em razão das condições precárias de higiene. Posteriormente, na fase mais crítica da pandemia, a contaminação ocorria por via aérea.

Volta da peste negra? Não, muito provavelmente esse relato individual não é o retorno da doença responsável pela peste negra, também conhecida como a peste bubônica, durante a Idade Média. Causada pela bactéria Yersinia pestis, a doença é, na maioria dos casos, transmitida por pulgas que são infectadas por roedores.

A peste septicêmica é a infecção que se dissemina para o sangue. Cerca de 40% das pessoas têm enjoo, vômito, diarreia e dor abdominal.

Peste pneumónica ou pneumônica é uma infeção pulmonar grave causada pela bactéria Yersinia pestis. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e tosse. Os sintomas começam-se a manifestar geralmente de três a sete dias após exposição à bactéria.

#1 - Gripe Espanhola
Durante os anos de 1918 e 1919 a Gripe Espanhola ceifou a vida de 50 a 100 milhões de pessoas. Esse número foi maior que as mortes da primeira guerra mundial.

Transmissão. A transmissão da Peste na forma bubônica ocorre por meio da picada de pulgas infectadas. Na forma pneumônica, a transmissão se dá por gotículas aerógenas lançadas pela tosse no ambiente.

Substantivo masculino que define ofensa ou vocábulo de baixo calão utilizado para ofender ou expressar opinião odiosa.

O tifo endêmico, ou murino, é causado pela bactéria Rickettsia typhi e é transmitido por meio das pulgas de ratos e gatos. É um tipo em que os sintomas são mais leves e de menor duração, comum em locais com grande número de animais.

Nos últimos 15 anos o Brasil registrou apenas 1 caso de peste bubônica, em 2005, no município de Pedra Branca, região serrana do Ceará.