Quais os 3 tipos de personalidade?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Hoje vamos descobrir o que nos revela cada um destes tipos de personalidade.

  1. Personalidade tipo A. Sabe aquela pessoa que está sempre com pressa? ...
  2. Personalidade tipo B. Ela é o oposto da personalidade A. ...
  3. Personalidade tipo C. O último tipo é o mais controverso, porque são pessoas mais passivas e submissas.

Os 5 fatores de personalidade

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

Teoria dos tipos de personalidade
Elas definiram 16 tipos de personalidade. Esse estudo é uma das teorias de personalidades mais divulgadas ao redor do mundo para dividir pessoas em tipos psicológicos. O conceito é muito usado, por exemplo, por empresas que procuram perfis diferentes de candidatos.

O que é um temperamento humano?

  • Colérico;
  • Sanguíneo;
  • Fleumático;
  • Melancólico.

Quais são os traços de caráter? A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Advogado (INFJ)
É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

E as mais raras? Já a mais rara é a INFJ (Advogado) que é considerada presente em apenas 1% da população mundial. Outras personalidades menos presentes na sociedade são INTJ (Arquiteto) com 2% e INTP (Lógico) e ENTJ (Comandante) com 3%.

Quais são os tipos de perfis comportamentais?

  1. Comunicador. O perfil comunicador é caracterizado pela alta sociabilidade e conexão interpessoal. ...
  2. Planejador. Pessoas planejadoras são calmas e estáveis, tendo uma fácil convivência em equipe. ...
  3. Executor. Pessoas executoras tendem a ser competitivas e dominantes. ...
  4. Analista.

Os cinco tipos de caráter

  • Esquizoide.
  • Oral.
  • Psicopata.
  • Masoquista.
  • Rígido.

Traços centrais
Em suma, são os principais adjetivos que você pode usar para descrever a personalidade de outra pessoa. Termos como: “criativo“, “honesto”, “tímido” e “tranquilo” são considerados exemplos de traços centrais.

Anteriormente chamado de transtorno de personalidades múltiplas, esse distúrbio é estudado há décadas, mas ainda existem inconsistências acerca de sua origem e atuação dentro da mente humana. Uma das causas mais relacionadas é a de trauma opressivo na infância.

Sanguíneo. As pessoas com o temperamento sanguíneo são aquelas que contagiam todos ao seu redor com uma energia extrovertida e alegre. São pessoas otimistas, calorosas, falantes e muito simpáticas.

Personalidade: “As características próprias e particulares que definem moralmente uma pessoa”. Temperamento: “Conjunto dos aspectos psicológicos e morais que condicionam o modo de ser e de se comportar: temperamento calmo. Dicionário de Filosofia: Caráter: …“uma marca indelével, um sinal permanente ou distintivo”.

Os indivíduos com o tipo de personalidade 5 no Eneagrama são frequentemente chamados de “o Observador” ou “o Reservado“. Eles são altamente analíticos, curiosos e têm uma necessidade de conhecimento e compreensão.

O corpo nos revela em todas as suas manifestações: postura, gestos, tônus muscular, atitudes de interação social, domínio do espaço e fala. E esta organização, estabelecida desde as primeiras experiências da infância, formam o caráter do indivíduo, explicitando sua existência.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

O tratamento do transtorno da personalidade esquizoide mais indicado é representado pelo tratamento cognitivo-comportamental. Especificamente, geralmente é uma psicoterapia individual de longo prazo que visa identificar pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais que caracterizam o sujeito.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo serem quem não são.

Estas quatro funções são: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Personalidades de Mediador são verdadeiros idealistas procurando o melhor mesmo nas piores pessoas e eventos, procurando um jeito de melhorar as coisas. Enquanto eles podem ser vistos como calmos, reservados, ou mesmo tímidos, Mediadores têm uma chama interior e uma paixão que pode realmente brilhar.