Quais os 3 tipos de obsessão?
Allan Kardec classificou a obsessão em três tipos básicos: obsessão simples, fascinação e subjugação, acrescentando aí o caso especial de determinado tipo de possessão, em que o organismo físico da presa fica temporariamente dominado pelo Espírito agressor.
Como ocorre o processo de obsessão?
O processo obsessivo constitui-se em uma sucessão de eventos que culmina com o domínio do obsidiado pelo obsessor, a ponto de subtrair-lhe a saúde mental, física, social e familiar. No início da obsessão, o Espírito perseguidor localiza na sua vítima “(...)
Como se chama a pessoa que tem obsessão?
Obcecado tem origem no latim obcaecare, que indicava um estado de cegueira. Isto porque o indivíduo obcecado não consegue avaliar os seus comportamentos e a própria realidade. Por outro lado, obsessão vem do latim obsedere, que indicava o ato de cercar ou rodear alguma coisa ou alguém.
Como reconhecer uma obsessão?
10 sintomas mais comuns da Perturbação Obsessiva Compulsiva
- Ansiedade intensa.
- Sentimento de medo e insegurança.
- Sentimentos de culpa.
- Pensamentos repetidos e frequentes.
- Sentimento de tensão.
Como se comporta uma pessoa obsessiva?
A pessoa com o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva fica preocupada com ordem, perfeccionismo e controle sobre si mesma e sobre as situações. Para manter uma sensação de controle, a pessoa dá enfoque a regras, detalhes triviais, procedimentos, cronogramas e listas.
O que a obsessão pode causar?
Pelo contrário, a obsessão gera sofrimento, culpa e ansiedade. Caracterizada por um ideia fixa, ela pode ser por vários motivos diferentes, como aparência, relacionamento amoroso, limpeza, alimentação ou trabalho. Todas as pessoas podem ter algumas características obsessivas.
O que a obsessão causa?
Causam acentuada ansiedade, medo ou desconforto, interferem nas atividades diárias, nas relações interpessoais ou ocupam boa parte do tempo do indivíduo. As obsessões também podem ser cenas, palavras, frases, números, músicas que o indivíduo não consegue afastar ou suprimir.
O que atrai o espírito obsessor?
Podemos atrair essas entidades por meio do que pensamos, falamos e fazemos. É a sintonia de vibrações ruins fazendo a ponte para a obsessão. Todos estamos sujeitos às influências espirituais, tanto boas quanto ruins.
Quais as fases da obsessão?
Allan Kardec explica: “Obsessão é uma ação permanente que um espírito mal exerce sobre um indivíduo”. No livro dos médiuns, Kardec ainda menciona as obsessões divididas em quatro fases: obsessão simples, fascinação, subjugação e possessão.
Como saber se a pessoa está sendo Obsediada?
-agressividade gratuita, difícil de conter; -ataques que levam ao desmaio, rigidez, inconsciência, contorções etc; -pranto incontrolável e sem motivo; -orgulho, vaidade, ambição ou sexualidade exacerbados.
O que os obsessores mais odeiam em você?
O que os obsessores mais odeiam? O que os obsessores mais odeiam são a positividade, as boas vibrações, a felicidade das pessoas e todas as conquistas daquela pessoa. O obsessor vivo ou espiritual gosta quando as coisas dão errado, quando a pessoa está infeliz e ele pode se nutrir dessa infelicidade.
Como funciona a mente de um obsessivo compulsivo?
A mente dela funciona de forma bastante ansiosa, conversando consigo mesmo, sempre de forma obsessiva e preocupada demais, com uma sensação de que algo pode dar muito errado.
O que é a mente perturbada?
Uma pessoa perturbada é, em suma, alguém que está fora dos eixos mentalmente. A perturbação, por sua vez, pode ocorrer por vários motivos e ser consequência de algum evento traumático, por exemplo.
Qual é o transtorno de personalidade mais grave?
Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.
O que é uma obsessão simples?
A obsessão simples caracteriza-se pela simples influência de ordem moral sem sinais exteriores perceptíveis. Seu reconhecimento é fácil quem está sendo obsedado. Assim, basta manter-se vigilante e o Espírito obsessor não terá ação contra quem está suportando a obsessão simples.
O que é obsessão de exemplo?
Explicando de uma forma simples: as coisas estão desarrumadas no interior da pessoa e ao arrumar ou controlar constantemente os objectos externos há uma sensação de alívio temporário. A obsessão é por exemplo estar sempre a pensar que as mãos estão sujas e com bactérias e a compulsão é a acção.
Como saber se é obsessão ou amor?
Quando uma pessoa está obcecada, se torna controladora, egoísta, inconsequente, desrespeitosa, ciumenta, e invasiva (com desconfianças e suspeitas infundadas). No amor, há confiança, respeito, sinceridade e muito diálogo.
Como o obsessivo ama?
A pessoa que sofre de amor obsessivo age para satisfazer suas necessidades, sem se importar com o que o outro realmente sente e deseja. Quer estar ao lado da pessoa amada e ponto, mesmo que isso custe a liberdade do outro. Ou seja, o amor obsessivo também é egoísta.
Quanto tempo dura uma obsessão por uma pessoa?
Há muito tempo, a ciência tenta encontrar o tempo exato que dura a paixão. Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Pisa (Itália), em 2006, chegou à conclusão de que a paixão teria prazo de validade de 48 meses.