Quais os 3 tipos de músculos e suas funções?

Perguntado por: iourique . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.

No corpo humano há três tipos de músculos:

  1. Estriado, voluntário ou esquelético.
  2. Liso, involuntário.
  3. Cardíaco.

Músculo liso tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos).

O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos. O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária. O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração.

O músculo esquelético é formado por células cilíndricas longas e multinucleadas, o músculo cardíaco é formado por células alongadas e ramificadas, já o músculo liso possui células fusiformes. Tanto o músculo estriado esquelético quanto o músculo estriado cardíaco possuem estriações transversais.

Masseter

Resposta: O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

miocárdio

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

O músculo liso pode ser encontrado formando as camadas ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero, nos vasos sanguíneos, presente no músculo eretor do pelo (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho).

Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado
Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo. Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.

b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas. Quando o agonista contrai-se, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.

Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e ...

Existem dois tipos de músculos: os músculos estriados, que atuam sob o domínio da vontade (músculos voluntários) e os músculos lisos, que se contraem independentemente da vontade (músculos involuntários). Músculo que afasta uma parte do eixo do corpo. Músculo que aproxima uma parte do eixo do corpo.

O Músculo esquelético é tecido muscular estriado que é anexado aos ossos. É composto de fibras que se parecem com uma mistura de faixas escuras e claras agrupadas ao longo do osso. Esses músculos são responsáveis por contrair e relaxar quando uma pessoa se move.

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.