Quais os 3 tipos de metas?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Cada tipo de meta tem uma função diferente, por isso, é importante usar mais de um tipo de meta para acompanhar seus resultados.
...
Entenda cada um deles e escolha os tipos de metas mais indicados para cada processo de seu negócio.

  • Metas de resultado. ...
  • Metas de desempenho. ...
  • Metas de processo.

São eles:

  1. Specific (específica);
  2. Measurable (mensurável);
  3. Achievable (atingível);
  4. Relevant (relevante);
  5. Time based (temporal).

Exemplos de objetivos nas empresas
Manter ou aumentar a lucratividade do negócio. Obter maior produtividade. Oferecer um excelente serviço ao cliente.

O que são objetivos e metas de uma empresa? Sem dúvida, a sua empresa possui Missão e Visão bem estabelecidas. A primeira diz respeito ao propósito da empresa existir; a segunda, fala sobre a situação em que a empresa deseja chegar em um período definido de tempo.

Para definir o que são metas, podemos dizer que são objetivos quantificados. Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada.

As metas de longo prazo já se classificam em períodos como meses ou anos. Quanto mais específico e detalhista você for em seus planos, mais fáceis de segui-los fica. Final de ano é um momento maravilhoso para traçarmos os objetivos para o ano que vem. Faça o teste e coloque como foco a sua palavra para 2022.

Qual a diferença entre meta e objetivo? De forma prática, objetivos são resultados centrais que se busca alcançar com uma empresa e as metas são estratégias voltadas para chegar até eles, devendo ser traçadas cuidadosamente para alcançá-los, seja a curto ou longo prazo.

Metas profissionais: veja como você pode definir as suas

  1. Desenvolva o autoconhecimento.
  2. Tenha uma visão profissional.
  3. Defina o seu objetivo.
  4. Crie metas para alcançar o objetivo.
  5. Estruture um plano de ação.

Uma meta SMART é aquela que é definida com base em cinco critérios: ela deve ser específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. O modelo pode ser usado por pessoas ou empresas para estabelecer objetivos mais inteligentes.

Curto prazo – são objetivos pensados para um futuro próximo, no máximo dois anos, como realizar uma viagem ou mesmo quitar a dívida com o cartão de crédito. Médio prazo – são objetivos a serem atingidos entre dois e cinco anos, como aprender um novo idioma, mudar para uma casa maior, trocar o carro por um mais novo.

Um planejamento de metas é uma ferramenta que o ajuda a organizar sua vida pessoal e profissional para alcançar o que você deseja. Ele pode ter a forma de um documento, um quadro, uma lista, uma planilha ou o que funcionar melhor para você. O importante é que seja um registro que contenha os passos que você vai seguir.

As metas de longo prazo são aquelas que levam mais tempo para acontecer, como mais de 10 anos, por exemplo. Uma aposentadoria confortável ou guardar dinheiro para o futuro dos filhos, por exemplo. Esses planos demandam disciplina e podem variar de pessoa para pessoa.

A seguir, veja algumas dicas sobre como estabelecer metas:

  1. defina o objetivo;
  2. planeje as metas para atingir o objetivo;
  3. crie um indicador, uma espécie de norte, lugar aonde quer chegar;
  4. parta para a ação executando as metas;
  5. avalie e revise os resultados obtidos.

As metas operacionais quantificam os objetivos a serem alcançados num período curto de tempo (geralmente menos de um ano).

Definição de metas de desempenho. As metas de desempenho permitem que os funcionários planejem e organizem seu trabalho de acordo com a obtenção de resultados ou resultados predeterminados.