Quais os 3 tipos de margem de lucro?

Perguntado por: eazambuja2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
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Existem, hoje, três tipos, as quais são diferenciadas pelo que incluem nos custos do serviço ou produto:

  • Margem de Lucro Bruto;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Lucro Líquido.

Apesar disso, cada empresa tem uma margem de lucro específica, pois esse percentual (valor) depende de diversas variações, como o setor, o tipo de produto e/ou serviço realizado, o preço, etc. Mas, em média, o lucro que se deve esperar é de: 30% a 20% para serviços. 10% a 20% para comércio.

Por exemplo, se uma empresa teve um faturamento mensal de R$ 20 mil e os custos totais nesse mesmo período foram de R$ 5 mil, a margem de lucro será R$ 15 mil – ou 75%.

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

Para calcular a margem de lucro ideal, basta dividir seu lucro pela receita total e então multiplicar por 100. Desta forma, você saberá o quanto de lucratividade sua empresa teve e poderá precificar seus produtos adequadamente.

Normalmente, ele é utilizado na análise de demonstrativos de resultados trimestrais e anuais. Também chamada de margem de lucro líquido, a margem líquida é o resultado da divisão do lucro líquido da empresa pela receita líquida. E é claro, isso tudo após a dedução de todos os impostos e tributos.

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza. Essa é uma forte demanda nacional. Segundo relatório da Euromonitor International, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais.

Apesar de ter um conceito bastante similar, margem de lucro não é exatamente a mesma coisa que lucro. O lucro é o resultado da receita das vendas subtraindo as deduções como impostos, despesas e custos, além dos tributos. Já a Margem de Lucro é o valor que a empresa ganha depois de subtrair despesas da receita bruta.

A fórmula do cálculo do lucro é bem simples: lucro = receita total – custos totais. Definição de lucro. Basta subtrair a quantia que foi ou será destinada para vender e produzir os produtos da quantidade total de dinheiro que entrou.

Margem de lucro = Receitas totais – Custos
Mas, em receitas totais será necessário contabilizar toda a receita dentro do período que deseja verificar, assim como em custos, todos os custos ao longo daquele período.

Calcular a margem operacional é mais simples do que parece. Basta dividir o lucro operacional da companhia durante determinado período pela receita líquida. Por fim, basta multiplicar o resultado por 100 para obter uma porcentagem que será a margem operacional do negócio.

Como calcular a margem líquida? Não é nada difícil: para se descobrir esse indicativo basta dividir o lucro líquido por sua receita total. O resultado encontrado deve ser multiplicado por 100, para que se tenha a porcentagem. Margem líquida = lucro líquido / receita bruta X 100.

Margem financeira é o termo utilizado na análise dos bancos e que resulta da diferença entre os juros cobrados pelos créditos concedidos (calculados através da taxa de juro ativa) e os juros pagos aos aforradores pelos montantes que estes confiam aos bancos (calculados através da taxa de juro passiva).

O markup de venda é um índice que serve como referência no processo de precificação de produtos. Ele se baseia nos custos envolvidos na produção e na distribuição de cada produto, evitando que os preços sejam insuficientes para cobrir as despesas e retornar à margem de lucro esperada.

As margens fornecem informações sobre quanta receita é mantida pelo seu negócio depois que você deduz o custo de compra ou produção, enquanto a markup analisa o custo das mercadorias vendidas para determinar quanto acima do custo um produto ou serviço deve ser precificado.

% Margem de lucro bruta = [Lucro (valor de venda - valor de custo) / valor de venda] x 100.

Existe uma estrutura de Gestão do Lucro, acima deste cálculo simplista, que acredito estar muitas vezes exterminando as Empresas de Varejo. Agora que você já sabe que sua Margem deve estar entre 15% a 20%, te pergunto.